OPINIÃO

min de leitura - #

​ Programa Interbairros é investimento em cidadania

Da redação

| Edição de 05 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana está finalizando a pavimentação da Rua São Tomé, no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti. A via, na zona norte da cidade, apesar de estratégica para o bairro estava sem condições de tráfego por conta de problemas de erosão.
A pavimentação deste trecho está complementando outras obras de interligação recém-concluídas na zona norte, caso da recuperação da Rua Rafael Sorpile, também chamada Rua da Paineira, e da interligação entre o Jardim Ponta Grossa e Residencial Araucária.
O investimento da prefeitura na obra, em torno de R$ 221 mil, possibilita a criação de uma via rápida e novas opções de acesso da zona norte da cidade para demais bairros e centro de Apucarana, sem a necessidade de acesso à rodovia. 
A iniciativa faz parte do programa Interbairros, solução adotada pela prefeitura de Apucarana para encurtar distâncias e promover trajetos alternativos entre as regiões da cidade. Na primeira etapa do programa, finalizada em dezembro de 2017, quinze interligações tinham sido finalizadas, a um investimento de R$ 3,2 milhões. 
O programa foi criado a partir da finalização do Plano de Mobilidade Urbana, em 2015, que fez um diagnóstico da cidade e apontou diretrizes para dinamizar o trânsito. 
A necessidade de traçar vias alternativas não beneficia apenas os bairros diretamente envolvidos nas obras, mas a cidade como um todo, na medida o fluxo do trânsito é descentralizado. Além das obras de pavimentação, o programa também promove melhorias na iluminação pública das ruas e instala calçadas, promovendo acessibilidade também para pedestres.
Obras de infraestrutura e de mobilidade urbana também estão diretamente relacionadas com desenvolvimento econômico e social dos bairros. Em Apucarana, onde a questão do asfalto - no caso a má condição ou ausência do pavimento - foi, por anos, um desafio e uma moeda de uso político, é importante reconhecer que o município está caminhando a um passo a frente dessa questão. A cidade, enfim, superou os buracos e hoje planeja obras com foco na eficiência do trânsito.