POLÍTICA

min de leitura - #

Programação festiva

Da Redação

| Edição de 12 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Prefeitura de Apucarana fechou a agenda de shows e eventos comemorativos aos 76 anos de Apucarana, no período de 24 a 27 deste mês. A programação completa deve ser divulgada nesta semana pela comissão organizadora dos festejos, que tem à sua frente o prefeito Junior da Femac (PDT), além de integrantes das secretarias de Cultura, Indústria e Comércio, Serviços Públicos, Obras, Idepplan e Comunicação. Os eventos mais importantes acontecem no sábado, dia 25, com a realização da Prova Pedestre 28 de Janeiro; e na segunda-feira, dia 27, com o show da dupla Bruno & Marrone. 

Ferrovia O prefeito Junior da Femac enviou ofício nesta semana à ALL-Rumo, empresa que opera as linhas ferroviárias que cortam Apucarana. “Estamos pedindo que a empresa faça a roçagem nas margens da ferrovia, principalmente nos trechos de passagem de nível que impedem a visibilidade dos motoristas, motociclistas, ciclistas e até dos pedestres. Há uma reclamação geral da comunidade sobre esta situação. 

Eleitorado Pelos últimos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados até a data de ontem, Apucarana tem hoje 4.262 eleitores a mais em comparação com o pleito municipal de 2026. Naquele ano, o número de eleitores aptos a votar era de 86.846, enquanto hoje soma 91.108. Em comparação com a eleição de 2012, quando Beto Preto foi eleito prefeito pela primeira vez, o número de eleitores hoje é bem menos. Em 2012 era 97.100, ou seja, 5.992 eleitores a menos em 2020.

Biometria Vale lembrar que em 2015 a Justiça Eleitoral realizou o cadastramento biométrico de eleitores de Apucarana e muitos não compareceram ao Cartório Eleitoral para o procedimento. Isto resultou num grande número de pessoas que tiveram o título de eleitor cancelado. Tanto que neste intervalo de 2012 para 2016, Apucarana registrou uma perda de 10.254 eleitores. E aos poucos vem tentando recuperar o patamar de antes.

Arapongas Mesma situação tem ocorrido em Arapongas. Nas eleições municipais de 2016, o município tinha 82.043 eleitores e hoje, neste começo de 2020, conta com 78.974 aptos a votar, ou seja, 3.069 eleitores a menos. Em 2017, Arapongas passou pelo processo de revisão biométrica, o que resultou a perda de eleitores que não compareceram para o procedimento e tiveram os títulos cancelados.

Turismo municipal Municípios já podem divulgar seus eventos locais no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo (MTur). Qualquer Estado ou Município pode inscrever sua festividade de forma colaborativa e quem registra em janeiro tem a vantagem de entrar no radar daqueles turistas que ainda não sabem para onde vão em 2020. Todas as informações do site são alimentadas pelas próprias secretarias estaduais ou municipais de Turismo, além dos responsáveis pela realização dos eventos. 

Divulgação Como o ano de 2020 está apenas começando e brasileiros e estrangeiros ainda têm 12 meses para definir qual será o próximo destino, é bom que as prefeituras apressem a inscrição de seus eventos turísticos gastronômicos, de aventuras, religiosos e culturais, entre outros, no Calendário Nacional de Eventos Turísticos, para que suas festas sejam conhecidas nacionalmente. No ano passado foram registradas 3.151 festividades.

“Kit gay” O ministro da Educação, Abraham Weintraub, voltou a citar o “kit gay” nesta semana e, desde então, o assunto tem sido muito comentado nas redes sociais. Segundo Abraham, o Ministério da Educação (MEC) “busca justamente valorizar o papel da família com as crianças pequenas nesses primeiros momentos. Sai o kit gay e entra a leitura em família”, disse o ministro na última terça-feira.

Homofobia O projeto Escola sem Homofobia estava dentro do programa Brasil sem Homofobia, do governo federal, em 2004. O projeto era voltado para a formação de educadores, e em nenhum momento chegou a ter previsão de distribuição para alunos e sequer foi colocado em prática. Na campanha eleitoral, Bolsonaro, utilizou o livro “Aparelho Sexual e Cia - Um guia inusitado para crianças descoladas”, do suíço Phillipe Chappuis, publicado no Brasil pela Companhia das Letras, para afirmar que fazia parte do “kit gay”. O material, porém, jamais fez parte do projeto.