CIDADES

min de leitura - #

Projeto ambiental ‘Água Limpa’ avança em Arapongas

Da Redação

| Edição de 08 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Seis nascentes que serão beneficiadas na primeira etapa do Projeto Água Limpa foram visitadas nesta semana, em Arapongas, pela equipe de profissionais encarregados de executar as medidas de recuperação e preservação. Nesta primeira etapa, 15 nascentes estão inscritas. Conforme acordado na reunião de lançamento do projeto, no dia 23 de novembro de 2018, na Prefeitura, os agricultores familiares que receberão o trabalho na etapa inicial são os avicultores. O diagnóstico das nascentes que irão receber o serviço está em fase de conclusão. 

Um projeto capaz de proteger as nascentes, usando tecnologia de solo-cimento, numa ação com baixo custo e facilmente replicável. Assim é o Projeto Água Limpa, que busca a melhoria da qualidade de vida através de abastecimento de água potável e reúne parceiros como a Sanepar, Emater, Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), Unopar, Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), clubes de serviço, empresas e produtores rurais.


A previsão para o início da execução do projeto (proteção das nascentes com solo-cimento) é março. Nesta fase do trabalho, a equipe foi constituída pelos extensionistas da Emater, Ricardo Augusto da Silva e Peter Alexandre Van Engelenhoven (responsável pela unidade de Arapongas), engenheiros agrônomos Carlos Helbel e Vicky Vergara, da Seaspma - Prefeitura de Arapongas e da equipe da Fortmag, bem como do acompanhamento de Ana Cristina, da Vigilância Sanitária, e Sanepar.