CIDADES

min de leitura - #

Projeto de gruta em parque é paralisado

Renan Vallim

| Edição de 02 de dezembro de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As obras da nova Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do município, no Parque da Redenção, estão paralisadas. A primeira etapa da construção já foi finalizada. O restante deve ser feito a partir do próximo ano. A viabilização da obra depende das doações da comunidade, já que a gruta é totalmente financiada pelo voluntariado.

A obra toda irá custar cerca de R$ 300 mil. A metade desse valor foi arrecadada ao longo de 2015, ano em que as obras tiveram início. O dinheiro serviu para a terraplanagem, fundação e pilares estruturais de concreto, além dos sistemas elétrico e hidráulico, que já estão prontos. “A obra precisou ser interrompida há cerca de dois meses. Todo o dinheiro previsto foi gasto e agora estamos planejando a segunda fase da campanha de arrecadação, que servirá para finalizar a obra”, aponta Marcos Bueno um dos coordenadores da ação, juntamente com a Diocese de Apucarana.
Segundo ele, a segunda etapa contemplará as paredes da edificação, uma segunda laje e o acabamento artístico. “É uma obra complexa. Mas, se Deus quiser, em breve conseguiremos completá-la. Para isso, estamos estudando pelo menos quatro grandes promoções para arrecadar a verba necessária, que serão feitas ao longo do próximo ano”, afirma.

PROJETO
O primeiro pavimento da gruta terá uma mina d’água. Já o segundo pavimento contará com uma capela, onde poderão ser realizadas celebrações. Acima, a estrutura contará com a torre de Nossa Senhora de Lourdes. As dimensões aproximadas são de 12 metros de largura, 8 metros de altura e 8 m de profundidade.
Uma parte da construção será coberta de vegetação típica, entre outros aparatos, de modo que a imagem de Nossa Senhora tenha um destaque privilegiado.