CIDADES

min de leitura - #

Projeto de Ivaiporã educa para biodiversidade

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A conscientização ambiental é um dos objetivos do projeto Fragmentos da Mata Atlântica. Desenvolvido pelos Departamentos Municipais de Meio Ambiente e de Assistência Social em defesa das unidades de conservação de Ivaiporã, o programa incentiva que a comunidade se envolva com a preservação dos espaços. 

Na última sexta-feira, cerca de 200 adolescentes atendidos pelos Projetos Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude foram conhecer a Estação Ecológica Faian, uma das unidades de conservação do município, junto com com Parque Natural Municipal Mata do Placídio. 
As crianças e adolescentes, acompanhadas por professores e monitores, conheceram in loco várias espécies ameaçadas de extinção, abordadas nas oficinas do projeto, ministradas pelo coordenador Dionata Rodrigues.  
Nas oficinas é trabalhada a preservação da flora, fauna e da água. O tema será apresentado em um Desfile Alegórico Ambiental, que será realziado em 21 de setembro (Dia da Árvore) – com alas, fantasias e adereços criados e confeccionados a partir de materiais recicláveis, arrecadados com apoio da população.
As diretoras dos Departamentos de Meio Ambiente e de Assistência Social, Denise Kusminski e Flávia Kuss, explicaram que a meta é incentivar gerações conscientes acerca da importância da preservação do meio ambiente. 
“Na semana passada, fizemos palestras de conscientização ambiental com as crianças dos 3 projetos sociais. Hoje, vieram a campo conhecer a Estação Ecológica Faian, porque é fundamental associar a teoria à prática. As crianças e adolescentes aprenderam, por exemplo, que estamos inseridos no bioma da Mata Atlântica, e conhecer a floresta causou um impacto muito positivo”, observou Denise Kusminski. 
Em função da pandemia do coronavírus (Covi-19) as crianças e adolescentes se mantiveram com máscara – retirando apenas para beber água.