POLÍTICA

min de leitura - #

Projeto do Cismel cria ‘muralha virtual’ na região

Da Redação

| Edição de 19 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022
Imagem descritiva da notícia Projeto do Cismel cria ‘muralha virtual’ na região

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) está elaborando um projeto de segurança pública pioneiro no Paraná. O “Projeto Muralha Virtual Veicular” prevê a instalação de câmeras de identificação de placas de veículos em todos os municípios pertencentes à associação. Atualmente, o Cismel é formado por 10 municípios, mas receberá a adesão de mais 9 nas próximas semanas. Os equipamentos emitem um alerta para os órgãos de segurança pública sobre a presença de veículos suspeitos, ajudando na prevenção e também no combate ao crime.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), presidente do Cismel, está empolgado com o projeto. Segundo ele, a iniciativa vai garantir uma rede de proteção à população dos municípios, ampliando a sensação de segurança da população. “Vamos garantir a segurança em tempo real para a população”, assinala. Além dessas câmeras de identificação de placas, que funcionam como uma espécie de radar, a intenção também é colocar em funcionamento as demais câmeras já instaladas pelo Cismel nos dez municípios originalmente pertencentes ao consórcio e garantir equipamentos para os novos integrantes. O projeto deve contar com aporte financeiro do Ministério da Justiça e ainda está em fase de elaboração.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto do Cismel cria ‘muralha virtual’ na região
Prefeito Sérgio Onofre, presidente do Cismel (Sérgio Rodrigo)

O secretário de Segurança de Arapongas, coronel Cesar Vinicius Kogut, está à frente do trabalho. Ex-comandante da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), Kogut afirma que a proposta será formatada até 31 de maio. A expectativa é colocar o “Muralha Virtual Veicular” em prática ainda neste ano. “Não existe algo semelhante no Paraná hoje. A ideia é criar realmente uma ‘muralha virtual’ nessas cidades”, comenta. 

Segundo ele, o projeto está em fase de levantamento de pontos de instalação de câmeras e também de contatos com órgãos estaduais, como a própria PM e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
As câmeras previstas no projeto têm a tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que faz o reconhecimento de caracteres. Em caso de veículo suspeito, um alerta é emitido para o órgão de segurança mais próximo dos municípios. Com isso, garante-se agilidade na abordagem de eventuais suspeitos, prevenindo a ocorrência de crimes. “No que diz respeito à segurança pública, é algo fantástico para combater a criminalidade”, assinala.

Ele observa que as demais câmeras, hoje instaladas, também serão alvo do projeto. A intenção é colocar todos os equipamentos para funcionar e também instalá-los nos municípios que farão parte do consórcio. “O objetivo do projeto é integrar toda a região”, completa Kogut.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto do Cismel cria ‘muralha virtual’ na região