COLUNAS

min de leitura - #

Projeto para duplicação

Editoria de Política

| Edição de 15 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
O prefeito em exercício Junior da Femac (PDT) assinou ontem a autorização para licitação do projeto de duplicação do trecho urbano da BR-376, na entrada da cidade, sentido Califórnia-Apucarana. O edital de concorrência pública estabeleceu um valor máximo de R$ 360 mil para a confecção do projeto. O trecho de duplicação vai do Estádio Olímpio Barreto até o viaduto do contorno sul, contemplando o Campus da Unespar/Fecea, Núcleo Adriano Correa, o futuro residencial Fariz Gebrim, a Indústria Têxtil e o novo Parque Industrial da Juruba. “O planejamento dessa duplicação já estava encaminhado pelo prefeito licenciado Beto Preto e agora essa grande conquista está sendo consolidada”, diz Junior.

Sandro Alex Junior da Femac lembra que os recursos para a execução da duplicação já estão garantidos pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “Para acelerar o projeto, que tem total apoio do governador Ratinho Junior, o secretário nos pediu para custear o projeto e isso já está sendo feito, graças à competência da nossa equipe técnica”, assinala.

Agroindústria Junior da Femac estava eufórico ontem com o início da instalação da Biofort Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas. “O investimento inicial é de R$ 40 milhões, com geração de 70 postos de trabalho imediatos”, destacou o prefeito, lembrando que as tratativas iniciais foram mantidas pelo prefeito licenciado Beto Preto. Segundo ele, Apucarana está se tornando referência no segmento de agroindústria. 

Vicossi Tomou posse ontem o novo secretário da Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente de Arapongas, Luiz Carlos Vissoci. O prefeito Sérgio Onofre (PSC) o apresentou aos funcionários da pasta. “Sabemos da capacidade que os nossos funcionários do Meio Ambiente exercem com ações que podem ser vistas por toda a cidade. Com isso, sabemos que com o Vissoci o trabalho tende a melhorar a cada dia”, disse Onofre,

Missão Luis Carlos Vissoci, que atuou por mais de 40 anos na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostrou-se comprometido com a nova missão. “Eu me senti lisonjeado com o convite para ocupar esse importante cargo e me coloco à disposição para atuarmos em equipe, através de uma gestão participativa, pontuando as dificuldades que enfrentamos atualmente, como a questão do lixo”, declarou.

Contas aprovadas O ex-prefeito de Arapuã, Manoel Salvador (PTB) – gestão 2013/2016 – teve suas contas de 2014 recomendadas pela aprovação integral por parte do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A Câmara de Vereadores seguiu a mesma orientação do tribunal. O presidente da Câmara, vereador Carlos César Vieira, enviou ofício ao ex-prefeito sobre a aprovação.

Com Ortigara O prefeito de Godoy Moreira, José Gonçalves (PTB), o Zezinho, e o secretário de Administração, Primis de Oliveira, foram recebidos ontem, em Curitiba, pelo secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara. No encontro ficou acertado que o município será incluso neste ano no programa de aquisição de óleo diesel para recuperação de estradas.

Memória O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse em 2017 que “aprovar uma reforma da Previdência com 65 anos é, no mínimo, uma falta de humanidade”. Anteontem, ele definiu que a reforma propõe idades mínimas de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. As declarações foram dadas em Teresina (PI), após o presidente Temer apresentar o texto que previa idade mínima de 65 anos.

Polêmica I A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, voltou a dar uma declaração polêmica ontem ao defender uma “revolução cultural” no combate à violência contra a mulher. Em entrevista concedida à Rádio Jovem Pan de João Pessoa (PB), Damares disse que aconselharia pais de meninas a fugirem do Brasil por causa dos alarmantes índices de violência contra as mulheres no País.

Polêmica II “A gente vê um quadro que vamos precisar mudar. Recebemos uma pesquisa que diz que o Brasil é o pior lugar da América do Sul para criar meninas. Vejam só: se eu tivesse que dar um conselho para quem é pai de menina, mãe de menina? Foge do Brasil! Você está no pior país da América do Sul para criar meninas”, declarou.

Vapt Vupt

Altas dívidas com precatórios têm preocupado alguns prefeitos do Vale do Ivaí neste início de ano.        
Os precatórios, na maioria trabalhistas, já vêm descontados na receita mensal de FPM das prefeituras.
Prefeitos do Vale estão levando pacotes de projetos ao secretário do Desenvolvimento Urbano, João Ortega.
Por ser de Jandaia do Sul, o secretário João Ortega é a esperança do Vale do Ivaí na liberação de recursos.