POLÍTICA

min de leitura - #

Projeto que veta ‘ideologia de gênero’ é aprovado

Da Redação

| Edição de 14 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sob protesto, a Câmara de Arapongas aprovou em primeira votação, na última segunda-feira à noite (13), por unanimidade, projeto de lei que proíbe a distribuição, exposição e divulgação de material didático contendo manifestação da “ideologia e igualdade de gênero” em locais públicos, privados de acesso ao público e de entidades de ensino no município. 

A proposta é de autoria do vereador Rubens Franzin Manoel (PP). A sessão foi marcada por tumulto. Manifestantes contrários ao projeto vaiaram os vereadores durante a votação. Pessoas favoráveis à matéria, no entanto, também estiveram no plenário para apoiar o projeto. 
A proposta proíbe a “distribuição, utilização, exposição, apresentação, recomendação, indicação e divulgação de livros, publicações, palestras, folders, cartazes, filmes, vídeos, faixas ou qualquer tipo de material, lúdico, didático ou paradidático, físico ou digital, contendo manifestação ou mensagem subliminar da igualdade (ideologia) de gênero”. 
Na justificativa do projeto, o vereador Rubão, como é mais conhecido, assinala que “não cabe à escola doutrinar sexualmente as crianças, desprovidas que são da necessária compreensão e maturidade, ainda mais quando essa doutrina vai contra todo o comportamento habitual e majoritário da sociedade, pois isso pode causar-lhes danos irreversíveis quanto à sexualidade e quanto a aspectos psicológicos”. 

Imagem ilustrativa da imagem Projeto que veta ‘ideologia de gênero’ é aprovado


O mesmo vereador também é autor do projeto que institui o Programa "Escola sem Partido" na rede municipal de Arapongas, que condena a “doutrinação político-ideológica” dos estudantes.  
O vereador Rubão fez um pronunciamento rápido antes da votação e minimizou a polêmica do projeto. “Falaram que o meu projeto é polêmico, mas podem ter certeza que para defender a nossa família, a família araponguense, vou ser polêmico para sempre”, assinalou. 
Além do autor da proposta, o vereador Fernando Henrique Oliveira (PSDB) foi o único a se manifestar no plenário. Ele defendeu o projeto e criticou o presidente da APP-Sindicato de Arapongas, professor Márcio Roberto Nogueira Diniz, que emitiu nota contra a proposta. Oliveira disse que a “ideologia de gênero” não obteve os resultados positivos na Noruega, onde foi implantada.