CIDADES

min de leitura - #

​ Projeto ‘Vale da Aventura’ une cinco municípios

Da redação

| Edição de 21 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Paraná Projetos aponta o turismo com grande potencial no Vale do Ivaí
A equipe técnica da Agência Paraná de Desenvolvimento e do Paraná Projetos, ligados ao Governo do Estado, confirmou ontem que o turismo de aventura tem grande potencial a ser explorado em pelo menos cinco municípios do Vale do Ivaí. A informação vem de encontro a um projeto que já está em construção na região. Trata-se do “Vale da Aventura”, que une Borrazópolis, Grandes Rios, Rosário do Ivaí, Faxinal e Mauá da Serra, num circuito de atrativos em meio à exuberância da natureza, incluindo atividades como montanhismo, canoagem, caiaque, ciclismo de aventura, parapente, rapel em cachoeiras e trilhas ecológicas.
Outras vertentes viáveis para a região são o turismo religioso e a fruticultura. O tema foi amplamente discutido durante a semana e no encerramento da Oficina Regional para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ivaí. Foram quatro dias de estudos, discussões e visita a pontos turísticos e de atividades produtivas na região. Os técnicos se reuniram ontem com o prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, Beto Preto (PSD); com secretários municipais, técnicos do Sebrae e Emater, além de lideranças empresariais. O trabalho deve prosseguir até o final do ano, quando deverá ser apresentado um plano com estratégias e orientação técnica.
A técnica em Turismo da Paraná Projetos, Marta Takahashi, avalia que o projeto “Vale da Aventura” está no caminho certo. “Nas visitas que fizemos na região observamos a potencialidade das belezas naturais, que podem impulsionar o turismo de aventura no Vale do Ivaí”, assinalou Marta. 
ADRENALINA
Borrazópolis, com um empreendimento totalmente voltado ao turismo de aventura é o ponto de partida do “Vale da Aventura”. Quem afirma é Fábio Couto Rosa que em seu resort-hotel fazenda “Solar Águas do Ivaí”, já vem recebendo turistas. “Estamos oferecendo passeios de caiaque e stand-up por trechos do Rio Ivaí, aqui em Borrazópolis”, informa Fábio Rosa.
Ele conta ainda que foi criado um “circuito bike” de 300 km. “Utilizamos trilhas e estradas rurais”, destaca. 
O secretário municipal de turismo de Rosário do Ivaí, José Manoel Silva Junior, destaca que na região existem locais perfeitos para o desenvolvimento de esportes de aventura. “O Morro dos Porongos, em Rosário do Ivaí, com cerca de mil metros de altitude, tem sete rampas naturais para saltos de parapente”, conta.
Junior revela que Grande Rios é ideal para remo e canoagem; Borrazópolis tem ótimos trechos do Ivaí para caiaque; Faxinal é o paraíso do rapel em cachoeiras; e Mauá da serra é classificada como o portal de entrada do Vale do Ivaí, com muitas pousadas, gastronomia e os atrativos da serra. (EDITORIA DE CIDADES)