OPINIÃO

min de leitura - #

Projetos da região viram alvo do Governo Estadual

Da Redação

| Edição de 25 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prestígio da região nunca foi tão grande no Governo Estadual quanto agora. E isso é demonstrado pelo grande interesse, por parte do governo Ratinho Junior, em replicar projetos de sucesso desenvolvidos pelas prefeituras de Apucarana e de Arapongas. O último deles foi o da Escolinha de Trânsito, desenvolvido através de parceria entre Polícia Militar e Prefeitura de Arapongas, com o apoio da iniciativa privada.

A Escolinha de Trânsito de Arapongas, sediada na 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), recebeu nesta semana a visita do chefe do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR), coronel César Vinícius Kogut. Na oportunidade, o chefe do órgão estadual externou a vontade de estender o projeto a todo o estado.
Este desejo acontece porque Kogut, que já foi secretário de Segurança Pública do município, visualizou os bons resultados da iniciativa. Em 2018, ao todo 1.630 alunos de 24 instituições de ensino foram atendidos na Escolinha de Trânsito. Já no primeiro quadrimestre de 2019, cerca de 300 crianças passaram pelo projeto.
Mas antes mesmo da visita do chefe do Detran, o Governo do Estado já voltava os olhos para a região. Em abril, uma comitiva veio de Curitiba para conhecer os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Apucarana, sendo os principais o ‘Terra Forte’ e a ‘Rede de Economia Solidária’.
O Terra Forte, iniciativa de fertilização do solo e incentivo à fruticultura da Secretaria Municipal da Agricultura, tem a participação de cerca de 300 pequenos produtores rurais, auxiliando no desenvolvimento do campo através de emprego e renda, além de reduzir o êxodo rural. Já a Rede de Economia Solidária tem mais de 900 mulheres participantes. Outros municípios da região já copiaram o projeto, que fortalece, dá oportunidade e incentiva a independência das mulheres.
Ver projetos criados na região se tornando alvos de interesse estadual é muito importante. Mostra que as cidades da nossa área têm avançado e estão no caminho certo. Além disso, ver estas iniciativas sendo replicadas é fundamental para a autoestima da região, que se vê sendo considerada pelo Governo do Estado.