CIDADES

min de leitura - #

Pronto Socorro do Honpar suspende atendimento

Da Redação

| Edição de 09 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Hospital Norte do Paraná (Honpar) de Arapongas suspendeu temporariamente o atendimento do Pronto Socorro Geral após um paciente internado no setor testar positivo para coronavírus. A unidade, que tem 25 leitos, retomará o atendimento normal na sexta-feira, após desinfecção e testagem dos pacientes que estavam na mesma ala. 
A paciente positivada é uma idosa que deu entrada com quadro de insuficiência cardíaca e estava no pronto socorro com outros nove pacientes. A mulher foi isolada e os outros internados passarão por exames. 
Medidas preventivas foram tomadas em reunião entre a diretoria do hospital, secretaria municipal de Saúde, 16ª RS e Regulação de Leitos da Macro Norte de Londrina na tarde de ontem. Além da testagem dos pacientes que estavam no mesmo ambiente que a idosa, a direção providenciará a desinfecção geral da unidade. Durante o fechamento do setor, os casos de baixa e média complexidade, deverão ser encaminhadas ao Hospital irmandade Santa Casa de Arapongas. Durante este período, o Hospital continuará a atender os casos suspeitos e confirmados para COVID-19, conforme a quantidade de leitos pactuados com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. 

UTI
De acordo com a 16ª Regional de Saúde, outro paciente que estava internado em umas das alas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral também testou positivo. Segundo a 16ª RS, ele estava se recuperando de uma cirurgia cardíaca e evoluía bem, até que passou a apresentar sintomas de Covid. Após testar positivo, foi transferido para a UTI de tratamento do coronavírus. Os outros 16 pacientes que estavam na UTI geral ficaram isolados, todos testaram negativo para a doença. 
“A redução nos encaminhados é para tentar controlar o fluxo de pacientes até que se tenha certeza de que os pacientes em vigilância não se contaminaram e prevenir um surto no hospital. Nesse período, Honpar receberá somente os casos com gravidade elevada. Os casos de pacientes de alta complexidade graves, com risco de morte iminente serão recebidos e internados nas UTIs, conforme os leitos forem ficando vagos, por altas ou óbitos de outros pacientes. Os demais hospitais da rede estarão dando suporte, tanto Santa Casa de Arapongas como Hospital da Providência, em Apucarana”, explica a chefe da Seção de regulação da 16ª RS Mirian Manseira.
O retorno normal dos atendimentos no Honpar está previsto para as 19h do dia 11 de junho de 2021.