COLUNAS

min de leitura - #

Propaganda eleitoral nos sites

Editoria de Política

| Edição de 21 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A reforma eleitoral aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB) traz mudanças importantes nas campanhas realizadas nos meios de comunicação. Uma delas é a liberação parcial de propaganda paga na internet. O tema levanta reflexões de especialistas na área de tecnologia e comunicação. Conforme a reforma, é “vedada a veiculação de qualquer propaganda paga na internet, excetuado o impulsionamento de conteúdos”. Essa alternativa é permitida apenas quando o autor for identificado e se o serviço for contratado por partidos, coligações, candidatos e representantes. O uso deste recurso, contudo, não pode ser feito em dia de votação. Ainda de acordo com o texto, é proibido usar ferramentas que não aquelas disponibilizadas pelo provedor “para alterar o teor ou a repercussão de propaganda eleitoral, tanto próprios quanto de terceiros”. 

Comissão I O prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB), confirmou para esta segunda-feira reunião com objetivo de formação da comissão de fundação da nova associação Central dos Municípios. A reunião acontece no Salão de Eventos da Associação Comercial de Ivaiporã, às 16 horas. A nova associação englobaria dez cidades do Vale e três da região central.

Comissão II Segundo o prefeito Miguel Amaral, para esta reunião de amanhã em Ivaiporã foram convidados os prefeitos de Cruzmaltina, Lidianópolis, Ivaiporã, Jardim Alegre, Ariranha do Ivaí, Arapuã, Lunardelli, Godoy Moreira, São João do Ivaí e Faxinal que hoje fazem parte da Amuvi, e dos municípios da Amocentro, Nova Tebas, Cândido de Abreu e Manoel Ribas. 

Sem atendimento Cartórios Eleitorais de Apucarana, Arapongas e Ivaiporã não vão atender o público nesta semana. A suspensão dos trabalhos é porque o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) fará alterações no sistema eletrônico do órgão para redistribuição de eleitores nas comarcas que tiveram zonas eleitorais extintas.

Delegacia Cidadã O secretário estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, anunciou para o dia 17 de novembro a licitação para construção da Delegacia Cidadã de Ivaiporã. A obra está orçada em R$ 4,6 milhões. De acordo com o secretário, a Delegacia Cidadão vai proporcionar um serviço de segurança pública mais humanizado para a população.

Atenção aos alunos Ao proceder na sexta-feira a licitação para as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Dinarte Pereira, do Parque Biguaçu, o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), destacou a atenção especial que tem dado aos alunos da rede municipal desde o primeiro mandato. “Temos que olhar com carinho para nossas crianças e professores”, disse.
Sessão A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 16 horas, mais uma sessão ordinária. Até início da noite de sexta-feira a pauta da ordem do dia ainda não havia sido concluída pela assessoria. O presidente da Casa, vereador Mauro Bertoli (DEM), assinala no entanto que assuntos importantes deverão ser discutidos em plenário.

Apoio a prefeitos O deputado estadual Sérgio Souza (PMDB) abriu as portas de seu gabinete em Brasília, durante esta semana, para receber todos os prefeitos do Vale do Ivaí que foram à Capital federal para garantir a colocação de emendas parlamentares no orçamento da União do próximo ano. Além dele, outros parlamentares paranaenses procuraram dar apoio aos prefeitos em seus pedidos.

Caso Temer I O destaque do Plenário da Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira, dia 25, é a votação de pedido de autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para processar, por crime comum, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).

Caso Temer II A partir das 9 horas, os deputados federais debaterão parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) contrário à autorização, conforme relatório do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) aprovado por 39 votos contra 26. Denúncia só será aceita se tiver votos favoráveis de 342 deputados. 

Influência no voto A economia em recuperação será “fator relevante” na eleição presidencial de 2018 e é “razoável supor” que a população possa optar por algo que garanta a continuidade desse processo. A avaliação é do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre a possível influência do cenário econômico sobre o pleito do próximo ano.

Vapt Vupt

O clima volta a esquentar em Brasília nesta semana por conta da votação da denúncia contra Michel Temer na Câmara.           
Nos últimos dias, o presidente Temer tem feito inúmeras negociações com deputados para rejeitar a denúncia.        Prefeitos da região que foram a Brasília nesta semana voltaram animados com a possibilidade de receber recursos.           
A preocupação dos prefeitos, no entanto, é com os sucessivos cortes de gastos que o governo têm feito no orçamento.