OPINIÃO

min de leitura - #

Propinoduto

Por Thadeus Palka, advogado em Apucarana

| Edição de 25 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Como é vergonhosa a divulgação da operacionalização do propinoduto nas mais diversas obras de interesse do Brasil pelos meios de comunicações. Valores foram gastos acima do valor real nas mais variadas construções os gastos foram superfaturados, sendo que uma parte era destinada à empreiteira e a outra dividida entre aqueles que tinham seus interesses por terem apadrinhado as obras.
Ao que se pode deduzir sem usar muito a matemática e sem fazer muita conjectura que a diferença entre o valor das obras e as propinas estavam embutida, com isso querendo-se entender que o dinheiro distribuído saía do próprio valor da obra superfaturada, então a sobra era divida entre as partes envolvidas.
Pode-se entender que os valores não eram alguns trocados e sim bilhões e mais bilhões de reais que numa simples análise a única e principal prejudicada foi a nação brasileira; a diferença foi dividida entre as pessoas envolvidas no imbróglio.
As estimativas dos valores da corrupção são impressionantes. No mundo inteiro, segundo a ONU, o custo anual desse crime chega a R$ 2,6 trilhões por ano. No Brasil, apenas o pagamento de propinas na Petrobras e em outras estatais investigadas na Operação Lava-Jato soma R$ 20 bilhões, incluindo desvios referentes com fornecedores e negócios superfaturados.
Do ponto de vista econômico, a corrupção causa estragos irreparáveis, porque atua como um imposto regressivo que apena as camadas menos favorecidas e impedindo-as de uma ascensão social digna e justa.
Do ponto de vista ético, a corrupção compromete, por completo, o convívio social, na medida em que coloca como regra um conjunto de práticas, posturas e condutas que não deveriam existir, sequer na condição de exceção.
Ressalte-se ainda, que a prática da corrupção alimenta de forma espetacular a burocracia excessiva na administração pública, a existência de licitações pouco transparentes, a sonegação de impostos e, finalmente, consagra o maior dano que é o desrespeito às leis do nosso país.
Quando a corrupção campeia livre e solta a nação inteira é prejudicada, principalmente, o povo mais carente porque com o dinheiro usado de forma a favorecer grupos interessados são prejudicadas inúmeros setores do país, ou seja, deixa-se construir escolas, hospitais, creche, saúde, habitação, medicamentos, melhoria das estradas, universidades e outros importantes segmentos do país para beneficiar grupos mal intencionados.
É triste assistir, diariamente, as falcatruas de pessoas consideradas ilibadas e de grande prestígio e hoje jogadas na rua da amargura, e, agora, sendo conduzidas pelas autoridades policiais e judiciais para prestar depoimentos sobre suas condutas irregulares nas funções para as quais foram designadas.
Bem, o Brasil precisa passar a limpo porque existem condições para ser uma das maiores nações do mundo pelo seu povo trabalhador e honrado.
Finalmente, é possível mudar o Brasil em todos os sentidos depois de se fazer uma faxina, condenando aqueles que foram os protagonistas do maior escândalo que colocaram o Brasil numa situação difícil e que irá sacrificar o povo por muito tempo, porque o prejuízo causado não se resolve do dia para a noite.