COLUNAS

min de leitura - #

Proposta de transparência

Editoria de Política

| Edição de 13 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário chefe de Gabinete da Prefeitura de Apucarana, Laércio de Morais, fez questão de deixar bastante claro, ontem, que ninguém da gestão do prefeito Beto Preto (PSD) é contra a transparência pública em todos os procedimentos realizados, inclusive nas licitações. Porém, ele disse estranhar que o Observatório Social de Apucarana (OSA) tenha feito a proposta de transmissão ao vivo das sessões de licitação da Prefeitura de Apucarana por meio de um vereador de oposição, no caso Rodolfo Mota (PSD). “Seria muito mais fácil procurar o prefeito ou os secretários da Fazenda e da Gestão Pública, considerando que sempre estivemos receptivos às reivindicações ou sugestões da Acia, do Sivana, do Sivale e do próprio OSA”, avaliou Morais, questionando ainda se “o Observatório Social seria um órgão fiscalizador ou político”.

Oportunismo Laércio de Morais acrescenta que vereador não pode criar projetos em situações que gerem despesas financeiras. “O prefeito Beto Preto já vinha discutindo com a setor de gestão pública, desde março – quando a lei foi aprovada na Assembleia Legislativa - a implantação das transmissões ao vivo dos pregões da Prefeitura de Apucarana”, disse, assinalando que “a conduta do vereador seria de oportunismo e pura demagogia”.

Apoio ao projeto A propósito, o Observatório Social emitiu nota pública, ontem, manifestando apoio integral ao projeto de lei proposto pelos vereadores Rodolfo Mota e Professor Edson (PPS), que estabelece transmissão em vídeo dos processos licitatórios. Segundo a entidade, trata-se de mais um instrumento de transparência exigida pela legislação vigente.

Pedágio I A governadora Cida Borghetti (PP) notificou as concessionárias de pedágio do Paraná a iniciar os processos de finalização dos contratos, que se encerram em 2021. Vale lembrar que a medida foi possível porque o deputado federal Sérgio Souza (MDB) inseriu na lei federal nº 13.448/2017 mecanismo que impede a renovação de contratos sem que isso esteja previsto no original.

Pedágio II Relator da proposta, o deputado Sérgio Souza diz que colocou este dispositivo que proíbe a renovação dos contatos da década de 90 porque os pedágios são os mais caros do Brasil e do mundo e também porque não há previsão expressa no contrato para renovação. Isso engessa toda e qualquer prorrogação no Anel de Integração.

Esgoto A Câmara de Arapongas aprovou na sessão de segunda-feira à noite requerimento da vereadora Angélica Ferreira (PSC), pedindo informações à Secretaria Municipal de Obras e à Sanepar se há previsão de implantação de rede de esgoto no Residencial Araucária e no Jardim Bela Vista. Área é quase toda servida por fossas sépticas e moradores sofrem com a falta de saneamento básico. 

Pastor do Mercado Na sessão ordinária de anteontem, o vereador Pastor do Mercado (MDB) destacou o trabalho que o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) vem realizando em Arapongas. Ele citou a área de saúde, onde em um ano e seis meses já foram reformados três postos de saúde, construídas duas UBS e está sendo reformada a UPA 24 Horas.

Renúncia O vereador José Carlos de Moraes Purceno (PDT), o Carlinhos Goludo, de Rio Branco do Ivaí, renunciou ao mandato nesta semana. Ele alegou que mudou-se para Ivaiporã e que ficou inviável continuar legislando onde foi eleito. Em sua vaga assumiu o suplente Fabrício Sanches Petrelli (PDT).

Meu Campinho O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), recebeu nesta semana, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) homologação do projeto Meu Campinho para início da obra. Documento foi entregue pelo deputado estadual Artagão Júnior (PSB). Investimento é de R$ 363,7 mil.

Homenagem Em Cambira, o vereador Wagner Sant’Ana da Silva (PROS) está sugerindo ao prefeito Emerson Toledo Pires (PROS) que o projeto Meu Campinho, que será construído, seja denominado de José Alves Pereira, em homenagem póstuma ao ex-prefeito do município na gestão 1977-1983. Zé Alves foi um grande incentivador do esporte.

Expediente A Casa Civil estabeleceu ontem o horário de expediente nos órgãos do governo do Estado durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Quando o jogo é pela manhã, o expediente começa às 14 horas. Quando for à tarde, o horário de trabalho será encerrado às 13 horas. As horas não trabalhadas terão que ser compensadas até 31 de outubro.

Vapt Vupt

Neste final de semana, vários deputados estaduais e federais estarão percorrendo municípios do Vale.
Nesta quinta-feira, por exemplo, estará em Apucarana o deputado federal Rubens Bueno (PPS).
Alguns prefeitos do Vale estiveram em Curitiba, ontem, visitando órgãos do governo do Estado.                    
Em suas viagens, prefeitos levam também vereadores para reforçar seus pedidos de recursos.