ESPORTES

min de leitura - #

Prova 28 de Janeiro pode ter data transferida

Da Redação

| Edição de 25 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma das mais tradicionais competições esportivas do pedestrianismo paranaense, a prova 28 de Janeiro não está descartada, mas pode ser realizada em outra data. A informação é do professor José Marcelino da Silva, superintendente de esportes da Secretaria de Esportes de Apucarana.
Segundo o superintendente, em dezembro será definida a data da prova pedestre. “O projeto da prova já está pronto: patrocínios, licitações, plataforma de inscrição, regulamento, já está tudo certo. Só falta o aval da saúde, para ver se vai ter a prova em janeiro. Vamos definir isso em dezembro. Se não for em janeiro, a prova vai acontecer, mas em outra data”, explica José Marcelino. 
O empresário e atleta João Dias, que faz parte do grupo de corrida Pé Vermelho e que participa todo ano da prova com grande equipe, acredita que a prova não será realizada em janeiro. “Para janeiro acho que é meio difícil. Tem a pandemia e outras questões da prova que em um mês acho difícil. Nós estamos treinando pelas ruas, e entre os corredores a expectativa é grande, é uma prova tradicional, cheia de emoção. Se for em janeiro o Pé Vermelho estará lá, se for em outro mês, também vamos participar, seguindo as determinações da saúde. Estamos também nessa expectativa”, disse. 
A prova 28 de Janeiro faz parte das comemorações do aniversário de Apucarana, que completa 77 anos em 2021. Em todos os anos, milhares de atletas participam da corrida que está entre as mais tradicionais do Brasil. Atletas de Apucarana, de outras cidades, estados e até países africanos como Quênia, Uganda e Tanzânia correm pelas ruas da ‘cidade alta’. Além da prova para os adultos de 5 Km e 10 Km, também é promovida a prova “Vinteoitinha” voltada para crianças. 
(SILVIA VILARINHO)