COLUNAS

min de leitura - #

"Prova do processo"

Editoria de Política

| Edição de 14 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-presidente Lula (PT) se pronunciou publicamente, ontem, após ter sido condenado a nove anos e meio de prisão por corrupção pelo juiz federal Sérgio Moro. Em declaração à imprensa na sede do PT na capital paulista, Lula disse que a sentença aplicada por Moro tem componente político e que provará sua inocência no processo. “A única prova que existe nesse processo é a da minha inocência”, disse o ex-presidente. “Eu acho que o Moro tem que prestar contas à história, que vai dizer quem está certo e errado”, completou. “Quem acha que é o fim do Lula quebrou a cara”, disse. Lula foi condenado pelo juiz em um dos processos da Operação Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-presidente é acusado de favorecimento na reforma de um apartamento tríplex em Guarujá, no litoral de São Paulo.

Volta de Barros I O ministro da Saúde e deputado federal licenciado paranaense, Ricardo Barros (PP), admitiu ontem deixar o cargo temporariamente e retornar à Câmara e dar seu voto para que a denúncia contra o presidente Temer não seja encaminhada pelo Pelnário à apreciação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Volta de Barros II “Represento o PP no ministério. Farei o que for definido pela bancada e pelo presidente”, alegou o ministro Ricardo Barros, que é marido da vice-governadora Cida Borghetti (PP). Segundo ele, a base do governo está pronta para defender o presidente Temer na Câmara Federal e garantir a continuidade deste governo. 

Aproximação Durante o Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, ontem, em Brasília, do qual participou representando a Frente Nacional de Prefeitos, o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), defendeu maior aproximação de prefeitos com esses fóruns para construção de políticas públicas para recuperação da saúde. 

Canal “É primordial essa aproximação com os fóruns e redes, em especial o Conasems, para fortalecermos esse canal comunicante entre os prefeitos e os secretários de saúde, porque a Lei 8080 prevê tomada de decisões tripartites e que muitas vezes os prefeitos são chamados apenas para chancelar, mas as responsabilidades nós caem no colo depois”, disse Beto Preto.

Rumo ao PSD Vários prefeitos do Vale do Ivaí deverão mudar de partido no decorrer do mandato. E o destino parece ser o Partido Social Democrático (PSD), que é comandado no Paraná pelo secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e deputado estadual licenciado Ratinho Júnior. Ratinho é pré-candidato ao governo em 2018. 
Mudanças Desde que deixou o PSC e migrou para o PSD, Ratinho Júnior tem mantido reuniões com lideranças políticas no interior do Estado visando buscar mais filiações ao PSD. No final de junho, o partido anunciou a filiação de doze prefeitos. De acordo com Ratinho Júnior, hoje o PSD já conta com 41 prefeitos em suas fileiras no Estado.

13º salário O prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff (PTB), liberou nesta semana o pagamento de metade do 13º salário do funcionalismo municipal. Segundo ele, o montante pago é de aproximadamente R$ 500 mil, dinheiro que vai movimentar a economia do município, principalmente no comércio, que pode ter suas vendas aquecidas.

Atraso O prefeito Hermes Wicthoff observa que neste mês de julho a folha de pagamento do funcionalismo de Mauá da Serra teve um atraso de três dias. Ele explica, no entanto, que não foi por má gestão. O motivo foi um erro de comunicação, onde houve informações desencontradas no setor de finanças. Ele pede desculpas pela falha ocorrida.

“Boca Aberta” I Uma liminar da Justiça, concedida na tarde de ontem, suspendeu os trabalhos da Comissão Processante das Câmara de Londrina contra o vereador Émerson Petriv (PR), conhecido como Boca Aberta. Conforme a decisão do juiz Emil Gonçalves, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, a participação de suplentes é vedada em comissões processantes instaladas pelo Legislativo.

“Boca Aberta” II Jamil Janene (PP), presidente da comissão que investiga Boca Aberta por falta de decoro, é segundo suplente de vereador, atrás de Douglas Pereira (PTB) e Fernando Madureira (PTB), que assumiram cargos na prefeitura. Por isso, o magistrado determina que os trabalhos sejam suspensos até a designação de novo integrante não suplente para a comissão processante.

Vapt Vupt

O prefeito de Califórnia, Paulinho Moisés (PP), passou por uma cirurgia da vesícula, ontem, em Apucarana.        
Paulinho Moisés vai ficar em repouso por alguns dias, porém não deve se afastar da administração.            
Apesar da crise financeira enfrentada nos primeiros meses de mandato, prefeitos estão guardando recursos.        
Vários prefeitos do Vale do Ivaí já estão antecipando o pagamento de metade do 13º salário dos servidores.