CIDADES

min de leitura - #

Prova Paraná mobiliza 1,1 mi de alunos

Da redação

| Edição de 11 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Cerca de 1 milhão de estudantes da rede estadual e 117 mil das redes municipais de ensino participam hoje da segunda edição da Prova Paraná. A prova avalia conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática (com 20 questões para cada disciplina). Na 2ª edição, participam estudantes do 5° ao 9° ano do ensino fundamental, e 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Imagem ilustrativa da imagem Prova Paraná mobiliza 1,1 mi de alunos


Ontem a Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná lançou o aplicativo Corrige, uma ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia e Inovação Educacional que possibilita a correção de provas e avaliações em poucos segundos pelo celular. 
O Corrige vem para simplificar o trabalho das escolas e beneficiar a gestão pedagógica com uma ferramenta que não só otimiza o tempo dedicado à correção de provas, mas também oferece um sistema que compila os dados e possibilita um diagnóstico mais preciso sobre os conteúdos que estão sendo aprendidos com maior ou menor facilidade pelos estudantes. 
“A Prova Paraná é um instrumento importantíssimo para subsidiar o trabalho dos professores. E o Corrige vem para agilizar o trabalho de correção das avaliações. Cada prova tem 40 questões, imagine se a escola tivesse que inserir cada resposta de cada aluno no sistema, quanto tempo isso levaria? Com o Corrige, cada avaliação é corrigida em segundos” explica Vítor Agrella, coordenador de Projetos do Departamento de Tecnologia e Inovação Educacional (DPTE).
Outra novidade é a Prova Paraná Fluência. Voltada aos estudantes do 2° ano do ensino fundamental das redes municipais e estadual de ensino, a avaliação tem como objetivo verificar a fluência de leitura das crianças em fase de alfabetização. A expectativa é de que cerca de 127 mil alunos do 2.900 escolas participem.