CIDADES

min de leitura - #

Providência amplia centro oncológico

Fernanda Neme

| Edição de 23 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Centenas de pacientes do Centro de Oncologia, do Hospital da Providência, de Apucarana, vão contar com o atendimento de mais médicos e de um ambiente mais agradável durante o tratamento de câncer. O anúncio da ampliação dos serviços médicos e da reforma foi feito ontem (22) pela manhã e contou com a presença de funcionários da entidade e também de pacientes. Quatro novos profissionais foram contratados para ampliar o atendimento na unidade, que atende toda a área da 17ª Regional de Saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Providência amplia centro oncológico

Com a nova equipe médica, segundo a diretora geral do hospital, irmã Geovana Aparecida Ramos, a demanda de pacientes e a agilidade das consultas aumentaram significativamente. “Por mês, são atendidas mais duzentas pessoas a mais do que antes, além de serem feitas 10 cirurgias a mais por semana. Ao todo, o hospital atende 500 pessoas com todos os tipos de câncer”, ressalta.
Segundo Irmã Geovana, foi investido cerca de R$ 14 mil na reforma, que inclui pintura das paredes, compra de papéis de parede, poltronas novas. Porém, quase R$ 10 mil foram arrecadados de doações e promoções realizadas. “A reforma veio somar e tornar o ambiente ainda mais agradável para os pacientes. O câncer reque atenção e agilidade”, reforça.
A paciente do Centro de Oncologia, Maria Conceição de Oliveira, 66 anos, se emocionou ao entrar no espaço reformado. A jandaiense passou no ano passado pelos tratamentos de radioterapia e quimioterapia após ser diagnosticada com câncer de esôfago. “Hoje estou curada e venho fazer exames de rotina. Fiquei muito feliz em ver que o ambiente está mais alegre e confortável. É muito difícil enfrentar o câncer”, desabafou.
O médico Cristiano Argenti, especialista em Oncologia Clínica, destacou o aumento do número de profissionais. A instituição está com mais quatro novos médicos, dois cirurgiões, um cirurgião plástico e outro responsável pela sessão de quimioterapia.
“Viemos com muita vontade de ajudar, já que o número de casos com pessoas com câncer só aumenta. Porém, o atendimento para paciente com câncer é multidisciplinar, precisamos da ampliação da equipe de enfermeiros, psicólogos”, complementou.
SOCIEDADE

A psicóloga e paciente da unidade Angela Blanski, de Apucarana, foi uma das voluntárias que encampou a iniciativa de reformar o Centro de Oncologia. Para ela, a ação só foi possível por uma união de vários integrantes da sociedade.
Como paciente, Angela aponta que um dos impactos das melhorias é no acolhimento de quem enfrenta a doença. “O tratamento é muito difícil, temos várias perdas, mas também é com ele que está se tentando ganhar a saúde. Por isso, estar em um local agradável e ser acolhido pelos profissionais é importante. Cada sessão que você vem fazer, você chega cheio de angústias e sai aliviado, cheio de esperança. Isso é muito legal”, destaca.