CIDADES

min de leitura - #

Providência realiza captação de múltiplos órgãos

Da redação

| Edição de 22 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma equipe de cirurgiões do Hospital Nossa Senhora das Graças foi mobilizada no final da tarde de ontem para garantir uma múltipla captação de órgãos no Hospital da Providência, em Apucarana.
Os cirurgiões vieram de Curitiba em avião de transporte aeromédico do Governo do Estado, que desceu no Aeroporto João Busse. O local de pouso até o hospital, a equipe foi escoltada pelo escoltada. Segundo informações do Hospital da Providência de Apucarana, o paciente doador era um homem de 69 anos que estava internado na UTI da unidade e teve morte encefálica confirmada durante a tarde. 

Imagem ilustrativa da imagem Providência realiza captação de múltiplos órgãos


Com autorização familiar para o procedimento, a equipe composta de três cirurgiões - a Central de Transplantes tem várias equipes credenciadas em diferentes hospitais definidas de acordo com cada situação - foi mobilizada e trazida para Apucarana. Segundo o hospital, graças a autorização da família, foi possível realizar transplantes de rim, córnea e fígado podendo beneficiar até cinco pacientes.
Os órgãos foram transportados no início da noite de ontem e encaminhados para transplante em pacientes compatíveis. Até o fechamento desta edição, estava definido apenas o receptor do fígado, que seria encaminhado para um paciente de Curitiba. (DA REDAÇÃO)