CIDADES

min de leitura - #

Providência zera fila de espera da radioterapia

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O setor de Radioterapia do Hospital da Providência de Apucarana zerou a fila de espera para o tratamento do câncer. Antes, os pacientes aguardavam até quatro meses para o início das sessões, e agora o novo setor, o tratamento é iniciado com mais agilidade. Por mês, são atendidos aproximadamente 35 pessoas na unidade, que tem capacidade para o tratamento de até 50 pessoas mensalmente. A maioria dos casos (70%) envolve câncer de mama e próstata.

 A unidade, que recebe pacientes de todo o Vale do Ivaí, também tem atendido moradores de grandes centros como Londrina e Maringá, justamente pela alta tecnologia empregada no tratamento com acelerador linear. “Temos, atualmente, o aparelho mais moderno de radioterapia do norte do Paraná. Essa informação está sendo divulgada e estamos atendendo pacientes dos grandes centros”, afirma o médico radio-oncologista Renan Casagrande.
 De acordo com Casagrande, além de fazer a radioterapia convencional em cânceres mais prevalentes, o equipamento é capaz de realizar tratamentos mais complexos, como em cânceres de pele. 
“Conseguimos entregar uma grande dose de radiação no local de tratamento e ao mesmo tempo proteger os órgãos e tecidos saudáveis, com isso o paciente retorna a sua rotina sem os efeitos colaterais das sessões de radioterapia”, explica.
TRATAMENTO HUMANIZADO
Casagrande ressalta que os profissionais do setor de radiologia também se preocupam em oferecem um acompanhamento humanizado aos pacientes com câncer, criando um ambiente acolhedor e com muito incentivo. 
“A gente tem uma relação muito humana com os pacientes, estimulando e dando todo o suporte necessário, pois não é só fazer o tratamento, é necessário dar essa força e esse apoio para que o paciente consiga realizar a sequência”, assinala.  
O tratamento oncológico se baseia no tripé cirurgia, quimioterapia e radioterapia. E essas três modalidades são ofertadas pelo setor de radiologia do Hospital da Providência. “Graças a Deus conseguimos oferecer o tratamento completo em Apucarana”, comemora. 
Quem necessitar do tratamento de radioterapia e quiser mais informações, poderá ligar no telefone 3420-1477. (CINDY SANTOS)