CIDADES

min de leitura - #

Quatis ‘invadem’ bairro em Apucarana

Renan Vallim

| Edição de 29 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Moradores do Núcleo Habitacional Parigot de Souza, região sul de Apucarana, estão convivendo com uma inesperada invasão de quatis. Os animais, que vivem em uma mata anexa ao horto municipal, passaram a buscar alimento nas ruas do entorno, revirando lixo  e até entrando em residências.
De acordo com moradores, os primeiros quatis começaram a aparecer na beira da mata há cerca de quatro anos. No início, eram poucos. Sem predadores naturais na região, os animais se multiplicaram rapidamente e, hoje, a estimativa é de que o bando seja composto por mais de 50 indivíduos.
Inês Aparecida Barrabacz mora nas proximidades da mata há 20 anos. A dona-de-casa explica que alguns moradores têm medo dos animais. “Quando eles resolvem sair da mata para buscar comida, é complicado. Preciso ficar com as portas e janelas de casa fechadas porque senão eles entram. Eles saem em bando e podem ser agressivos, chegam a avançar até mesmo nos cachorros”, diz.
Os pedestres também de deparam com grupos de animais. Há relatos de quatis que, em busca de alimentos, atacaram sacolas de compras de transeuntes. Por conta da grande quantidade de animais, os motoristas que transitam na Rua Mario Tamiya e adjacências precisam desviar.
“Os quatis saem da mata geralmente em dias mais quentes. O problema é agravado porque tem gente na região que dá comida para os bichos, aí eles acostumam e começam a vir para a cidade com maior frequência”, afirma o padeiro Moacir de Camargo, também morador da região.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Bobig, afirma que o órgão está ciente da situação e que já está buscando soluções. “O problema é que não podemos fazer muita coisa sozinhos. A melhor solução é a remoção dos animais para uma área mais adequada, mas isso só pode ser feito pelo IAP ou pelo Ibama. Já entramos em contato com os dois órgãos e estamos aguardando um posicionamento para resolver a questão”.
Bobig pede cuidado para os moradores da região. “Os quatis são animais silvestres e, portanto, podem ser agressivos. É importante não se aproximar destes animais, principalmente quando eles estão em busca de comida ou se alimentando. Aliás, é fundamental que a população não alimente os bichos e não deixe lixo orgânico exposto”. (RENAN VALLIM)