ESPECIAIS

min de leitura - #

Quatro dicas para ampliar os espaços

Da redação

| Edição de 13 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Apartamentos menores caíram no gosto dos consumidores e do mercado. Para se ter uma ideia, os apartamentos diminuíram 28% nos últimos cinco anos e o tamanho médio passou de 89m² para 81,34m² em 10 anos. Hoje, existem pessoas que procuram locais de até 14m² .
Lízia Witzel, sócia-fundadora da Interiores All Online, ainda explica que junto da grande procura pelos apartamentos compactos, surge também a preocupação de como otimizar espaço em locais pequenos sem perder a beleza e o conforto. “Existem alguns truques simples de decoração que podem ajudar na organização do local”, explica. 

Imagem ilustrativa da imagem Quatro dicas para ampliar  os espaços

CORES CLARAS 
As cores claras são essenciais em decorações de apartamentos de pequena metragem. Isso porque são consideradas neutras e trazem iluminação para a casa. Se usadas no mesmo tom do piso, conseguem deixar o ambiente ainda maior e mais amplo. “Existem diversas opções de tons no mercado que podem deixar o ambiente moderno e aconchegante”, explica Dieny Kipper.

MÓVEIS PLANEJADOS
Como estamos falando de apartamentos pequenos e compactos, o uso de móveis planejados são ótimas opções para ganhar novos espaços. Outra dica é o uso de mobílias com pés aparentes, que trazem sensação de leveza, pois nada ficará grudado no piso. “Também costumamos reaproveitar cantos com caixas, prateleiras e suportes que proporcionam organização para o ambiente", comenta Lízia Witzel.

ABUSE DE ESPELHOS
Os espelhos trazem a sensação de amplitude, iluminação e se adaptam a qualquer ambiente. Além disso, podem ser considerados excelentes objetos de decoração, já que são encontrados em diversas formas, tamanhos e cores. “Quando o apartamento contém uma varanda, por exemplo, os espelhos também podem trazer a reflexão das paisagens externas e da iluminação natural para dentro do imóvel. Mesmo sendo considerados ótimos aliados de decoração, é importante sempre analisar o que irá ser refletido”, conta Dieny Kipper.

MÓVEIS VERSÁTEIS
Banqueta que vira mesa de centro, pufe que se transforma em mesa de apoio, mesa lateral que vira banco e assim por diante. Os móveis versáteis foram criados com o objetivo de otimizar espaço principalmente em imóveis modernos. “São opções práticas que se encaixam perfeitamente em decoração de apartamentos compactos”, finaliza Lízia Witzel.