OPINIÃO

min de leitura - #

Ratinho Jr. dá exemplo ao cortar gastos no Paraná

Da Redação

| Edição de 18 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Ratinho Junior (PSD) está demonstrando, nesses primeiros dias de governo, que pretende acabar com alguns privilégios e cortas gastos desnecessários no Paraná. São ações fundamentais para enxugar a máquina administrativa estadual e garantir recursos para obras e investimentos que realmente importam para a população.

Na última quinta-feira, Ratinho Jr. formalizou a devolução à Elisul do jato que ficava à disposição do Governo do Estado, baseado em um hangar no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. O encerramento do contrato de aluguel do avião vai gerar uma economia de R$ 4,5 milhões por ano aos cofres públicos. No mesmo ato, o governador determinou a revogação do pregão nº 1643/17, que abria margem para uma nova contratação com esse mesmo objeto.
Reduzir as despesas é fundamental para retomar a capacidade de investimento do Estado. De fato, é preciso acabar com algumas mordomias que perduram há anos. A população não admite mais esse tipo de conduta dos gestores públicos e, por isso, inclusive, votou por mudanças na eleição de outubro do ano passado. O cidadão quer ver os recursos oriundos dos impostos aplicados na saúde, educação, segurança, infraestrutura, entre outras áreas prioridades para a sua qualidade de vida.
A entrega da aeronave, além do efeito prático com a economia de R$ 4,5 milhões anuais, é um gesto importante do governador, que mostra à sociedade paranaense a sua disposição em mudar o conceito de gestão pública. Ratinho Jr. já adotou essa conduta na própria montagem do governo, com a redução no número de secretariais e autarquias. Outras medidas nesse sentido vêm sendo colocadas em prática para reduzir os gastos públicos estaduais, como o congelamento dos salários do primeiro escalão.
A promessa do governador paranaense é ajustar a máquina pública nesses primeiros 100 dias de governo, priorizando o que é realmente essencial para prestar um bom serviço à população. Ratinho Jr. está no caminho certo e vem confirmando sua promessa de campanha de modernizar a gestão, apostando na austeridade e na eficiência.