COLUNAS

min de leitura - #

Reajuste dos servidores

Editoria de Política

| Edição de 19 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Reajuste dos servidores 
O prefeito em exercício Junior da Femac (PDT) disse ontem que mais uma vez, como consequência de planejamento e gestão responsável, a Prefeitura de Apucarana está garantindo algum ganho real aos servidores municipais, com um índice de reajuste salarial acima da inflação dos últimos doze meses. “Essa foi uma conduta mantida nos seis anos da gestão Beto Preto e renovada agora, valorizando os funcionários efetivos e também os comissionados”, assinalou. Junior da Femac fez questão de frisar que o índice de 4,10% de correção foi assegurado, apesar de a Prefeitura pagar mensalmente cerca de R$ 1,7 milhão de dívidas herdadas de mandatos passados com precatórios, INSS e FGTS.

Controle “Isso é resultado de planejamento e de um rigoroso controle das finanças mantido pelo ex-secretário da Fazenda, Marcello Augusto Machado, e agora de sua sucessora na pasta, Sueli Aparecida de Freitas Pereira”, lembrou o prefeito em exercício Junior da Femac. O reajuste será repassado já na folha salarial de fevereiro, que deve ser liberada no dia 27.

Roçagem O vereador Lucas Leugi (Rede) voltou a apresentar na Câmara de Apucarana requerimento endereçado à Rumo/ALL, que explora o transporte ferroviário no Paraná. Ele quer que a empresa apresente à Câmara um cronograma de roçagem de mato das margens da linha férrea em toda sua extensão dentro do perímetro urbano de Apucarana.

Cronograma Para o vereador Lucas Leugi, a empresa Rumo/ALL precisa estabelecer um cronograma de roçagem às margens dos trilhos e cumprir este cronograma. Ele reclama que há muitos trechos de trilhos da linha férrea que estão no matagal, especialmente na região onde ele mora, que compreende os bairros Vila Regina e Vila Apucaraninha. “Nós vereadores temos que cobrar sempre”, diz.

Semáforo O vereador e presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), apresentou requerimento pedindo à administração municipal de Apucarana a instalação de um semáforo no cruzamento da Avenida Central do Paraná com a Rua Dom Pedro II, proximidades da Capela Mortuária do Jardim Ponta Grossa. Vereadores já fizeram diversos pedidos idênticos.

Na Ciretran O jornalista Rafael Silva, ex-diretor do Procon de Apucarana, vai assumir a chefia da 86ª Ciretran de Sarandi. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira. Seu nome foi uma indicação do deputado estadual Delegado Jacovós (PR) e avalizado pelo diretor-geral do Detran Paraná, Coronel Vinícius César Kogut.
Posse em Faxinal A Câmara de Vereadores de Faxinal, por intermédio do seu presidente Paulinho Portela (PSD), deu posse ontem ao suplente Marcelo Katarino Santos (PPS). Ele passa a ocupar a vaga de Hanna Bartz (PTC), que está assumindo a Secretaria Municipal da Mulher. Katarino foi um dos responsáveis pela implantação do Bombeiro Civil de Faxinal, onde trabalhou por seis anos.

FPM menor Prefeituras recebem amanhã a segunda parcela de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O recurso será creditado com um aumento de 13,74% em relação a igual período do ano passado, sem contar os efeitos da inflação. Já o acumulado do mês registra queda de 1,13% em relação ao período anterior.

Contratos O governador Ratinho Junior (PSD) assinou decreto determinando a reavaliação e revisão de todos os contratos vigentes na administração pública estadual. O decreto, já publicado no Diário Oficial, traz o detalhamento de como os órgãos da administração pública direta e indireta deverão proceder para renegociar, prorrogar, aditar ou até romper contratos vigentes.

PT de luto O Partido dos Trabalhadores (PT) está de luto pela morte do ex-deputado federal padre Roque Zimmermann, 79 anos, ocorrida no domingo, em Ponta Grossa. Ele sofria de problemas cardíacos. Padre Roque foi deputado federal por dois mandatos secretário estadual do Trabalho no governo de Roberto Requião (MDB) e foi candidato ao governo do Estado em 2002.

Legado De acordo com o PT, Padre Roque, que foi um defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar, deixa um legado de luta em defesa dos mais humildes, na construção dos movimentos sociais e na construção partidária. Ainda no domingo seu corpo foi transladado para Santo Ângelo-RS, sua terra natal, para sepultamento.

Vapt Vupt

A Câmara de Vereadores de Cambira retomou ontem as sessões ordinárias desta legislatura de 2019.    
A Câmara de Cambira, composta por nove vereadores, é presidida por Ederson dos Santos Moraes (PDT).
O deputado estadual Tiago Amaral (PSB) visitou vários municípios da região na semana passada.
Tiago Amaral aproveitou sua passagem pela região para entregar uma Van para a Apae de Kaloré.