OPINIÃO

min de leitura - #

Recape da "Governador"

Editoria de Política

| Edição de 11 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), manteve contato nesta semana com a direção da Concessionária Viapar. “Cobramos da empresa a necessidade de dar continuidade à recuperação do pavimento asfáltico da Avenida Governador Roberto da Silveira, no trecho urbano da BR-369”, informou Junior, lembrando que um trecho nas imediações do Núcleo João Paulo I e Parque Industrial Oeste já foi feita. “Esperamos agora que o recape tenha sequência, a partir do cruzamento da Avenida Governador Roberto da Silveira com a Rua Irati, até a Rua Carlos Santini Neto”, acrescentou o prefeito, argumentando que este trecho na entrada da cidade, para quem vem de Maringá e região, tem um tráfego intenso e que a pista de rolamento precisa estar em boas condições.

Ambulâncias Em ato previsto para as 16h30 de hoje, na Praça Interventor Manoel Ribas (Redondo), o prefeito Junior da Femac, ao lado do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, fará a entrega oficial de quatro ambulâncias zero km para Apucarana. São três veículos para o SAMU 102, incluindo um da categoria “avançada – suporte de vida”; e mais um para a Autarquia Municipal de Saúde. O investimento é de R$ 653 mil, sendo R$ 74 mil do Município e o restante do Governo Federal. 

Título de Maringá O deputado estadual Delegado Jacovós (PL), embora tenha trabalhado por muitos anos na 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, município onde foi o mais votado, revelou ontem, em entrevista ao TNOnline, que seu título de eleitor é de Maringá. Ele explica que há onze anos mora em Maringá e nunca negou quando candidato a deputado que seu domicílio eleitoral era de lá.

De olho nas eleições O deputado delegado Jacovós informou ainda que tem sido muito assediado por grupos e lideranças políticas para ser candidato a prefeito tanto em Maringá como em Apucarana e que está estudando essas possibilidades. Mas a sua intenção mesmo, conforme garantiu, é continuar sendo deputado estadual. Sobre quem apoiaria para prefeito em Apucarana, Jacovós disse que vai seguir a orientação do governador Ratinho Jr.

Dedicação Ao dar posse ontem aos novos membros do Conselho Tutelar de Arapongas, o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) defendeu a necessidade de todos trabalharem unidos na defesa dos direitos da criança e do adolescente, não somente eles, mas toda a sociedade. Ele lembrou que Conselho Tutelar não é emprego, é comprometimento e que confia na capacidade de trabalho de todos conselheiros, tanto efetivos como suplentes.
Folgas no Senado I Os servidores do Senado terão direito de no mínimo a oito folgas extras neste ano, além dos nove feriados previstos para 2020. É que o primeiro secretário da Casa, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC), já determinou que alguns feriados nacionais serão imprensados ou alongados. A decisão, que cria oito pontos facultativos no calendário legislativo deste ano, está no Diário Oficial do Senado. 

Folgas no Senado II A portaria que lista os dias de feriado e de ponto facultativo do Senado para 2020 determina, por exemplo, que os servidores do Senado só precisarão voltar do Carnaval na quinta-feira. Isso porque o ponto facultativo que é tradicional na segunda e na terça-feira de Carnaval foi estendido para a Quarta-Feira de Cinzas. Da mesma forma, na Semana Santa, o feriado não vai começar na Sexta-Feira da Paixão, mas já no dia anterior, quinta-feira.

Caso Tabata O processo da deputada federal Tabata Amaral (SP) para deixar o PDT sem perder seu mandato ainda vai demorar para ter desfecho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Relator do caso, o ministro Sergio Banhos marcou para o dia 5 de março depoimentos da parlamentar, do presidente do PDT, Carlos Lupi, e de testemunhas. Tabata desfiliou-se do PDT alegando sofrer discriminação e perseguição dentro da legenda após votar a favor da reforma da Previdência.

Petistas e o Irã O jornal inglês The Guardian publicou ontem um artigo que o ex-presidente Lula e o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim escreveram sobre a recente escalada da tensão no Oriente Médio. No artigo, os petistas dizem que os Estados Unidos violaram leis internacionais ao atacar o Irã e afirmam que é lamentável que o presidente Jair Bolsonaro apoie esse ato que pode pôr em risco a paz mundial. Para eles, Bolsonaro está levando o Brasil para uma guerra que não é sua.

Vapt Vupt

O Vale do Ivaí deverá registrar muitos ex-prefeitos tentando voltar ao cargo nas eleições deste ano.      
É possível também que até então companheiros políticos se enfrentem em alguns municípios.
Têm ex-prefeitos que poderão ter suas candidaturas barradas por conta da Lei da Ficha Limpa.      
Pelo que se nota, a disputa eleitoral para prefeito e vereadores promete ser acirrada em toda a região.