COLUNAS

min de leitura - #

Recesso ampliado

Editoria de Política

| Edição de 14 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No dia 19 de dezembro de 2017, os deputados se reuniram em plenário e aprovaram a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, além de um acordo sobre transportes aéreos entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos. Nenhuma outra proposta foi aprovada pela Câmara desde então. Os parlamentares emendaram os 44 dias oficiais de recesso e ampliaram o Carnaval para uma semana. No intervalo, não chegaram a acordo para votar nos dois únicos dias destinados a votação até o momento. A próxima sessão destinada a votações está marcada para terça-feira (dia 20). Serão pelo menos 61 dias seguidos sem deliberações. Nem todos os deputados voltaram ao trabalho em 2018. No último dia 6, quando foi registrado o maior número de presenças neste começo de ano legislativo, o painel indicava a falta de 75 dos 513 parlamentares.

Na despedida O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), participou na noite de domingo da missa de despedida do bispo Dom Celso Antônio Marchiori e comemorativa ao dia da padroeira Nossa Senhora de Lourdes. Para Beto Preto, mesmo em outra diocese, Dom Celso vai continuar com seus olhos voltados para Apucarana.

Visita de Rossoni O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Valdir Rossoni, estará hoje em Apucarana e Londrina para reuniões com diretores de escolas e assinatura do termo de adesão ao programa Escola Conectada. O encontro em Apucarana será às 10 horas, no Núcleo Regional de Educação (NRE).

Informática O programa Escola Conectada, que será lançado nos próximos dias pelo governador Beto Richa (PSDB), vai modernizar os equipamentos e o sistema de informática das escolas. Segundo Valdir Rossoni, serão aplicados R$ 283 milhões em três etapas do projeto, que vai atender escolas em todas as regiões do Paraná.

Projeto parado I O vereador José Airton Deco de Araújo (PR) informou ontem que ainda nesta semana pretende ter uma reunião com o presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM). Deco vai pedir que seu projeto de lei que proíbe a “ideologia do gênero” nas escolas municipais seja colocado logo na pauta de votação.

Projeto parado II De acordo com o vereador Deco, o projeto que proíbe a propagação da “ideologia do gênero” nas escolas municipais recebeu um novo texto no final do na o passado e já passou pelas comissões e pela assessoria jurídica. “Trata-se de um projeto que já foi melhorado e sintetizado, só falta ser votado”, afirma Deco.
Califórnia I O aumento salarial que o prefeito de Califórnia, Paulo Wilson Mendes (PP), o Paulinho Moisés, concedeu aos professores foi de 8,82% e não 2,82% conforme publicado na edição de domingo. O reajuste é retroativo ao mês de janeiro. Demais servidores do quadro geral tiveram reajuste de 4,07%.

Califórnia II O aumento salarial de 8,82% concedido em Califórnia aos profissionais do magistério pelo prefeito Paulinho Moisés é considerado pela própria categoria como sendo um dos maiores não só do Paraná como do Brasil. O prefeito salienta que a administração municipal tem procurado valorizar os servidores dentro do possível.

Sem carnaval Pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que quase 70% das prefeituras em todo o País não investiram recursos no carnaval neste ano. Os principais motivos são a falta de recursos e a necessidade de se priorizar os setores de saúde, educação e assistência social.

No vermelho A pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios revela ainda que 30% das prefeituras fecharam no vermelho em 2017 e pelo menos 50% ainda estão com restos a pagar. Segundo o estudo, os municípios mais atingidos com a escassez de recursos são aqueles na faixa de até 50 mil habitantes.

Tríplex do Lula A avaliação judicial do tríplex atribuído ao ex-presidente Lula encontrou um fogão, um exaustor e uma geladeira, sem uso e desligados, no imóvel. Além disso há armários e camas “em bom estado de conservação”. Segundo o mesmo laudo, o apartamento vale R$ 2,2 milhões. O procedimento foi feito a pedido do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Vapt Vupt

Em apenas duas sessões, vereadores de Apucarana já apresentaram 77 indicações ao Executivo.
A maioria das indicações na Câmara de Apucarana pede roçagem de terrenos baldios e recape asfáltico.      
Em função do feriadão de carnaval, algumas câmaras da região não terão sessão nesta semana.          
Algumas prefeituras do Vale reabriram as portas para atendimento ao público, ontem, após o meio-dia.