COLUNAS

min de leitura - #

Recesso branco

Editoria de Política

| Edição de 16 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara dos Deputados e o Senado têm poucas atividades agendadas para esta semana e, na prática, os parlamentares devem entrar em recesso informal, chamado nos bastidores de ‘recesso branco’. Como não ocorreu a votação da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, não pode haver o recesso oficial, que começaria na próxima quinta-feira (18). De acordo com a Constituição, a interrupção dos trabalhos legislativos em julho está condicionada à aprovação do projeto de LDO. O próprio relator da proposta de diretrizes orçamentárias, deputado Cacá Leão (PP-BA), comentou na semana passada que, para não atrapalhar as votações da reforma da Previdência, a análise da LDO ficaria para agosto. O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Marcelo Castro (MDB-PI) tinha a intenção de convocar reunião da CMO para esta terça-feira ou amanhã, mas sem sessões dos plenários convocadas, é difícil garantir a presença dos parlamentares.

No tribunal O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), viajou ontem para a Capital do Estado, onde tem audiências agendadas em várias secretarias e órgãos governamentais. No Tribunal de Contas do Estado (TCE), por exemplo, ele foi tratar da possibilidade de o órgão realizar um curso sobre contas públicas em Apucarana, porém aberto a prefeitos e técnicos interessados de todos os municípios da região.

“Alfredão” A Câmara de Apucarana marcou para o dia 15 de agosto, às 20 horas, a sessão solene para entrega do título de Cidadão Benemérito ao apucaranense Alfredo José Gomes, o Alfredão, pelo reconhecido trabalho comunitário que desenvolve no município. O título é de autoria do presidente do Legislativo, Luciano Augusto Molina (Rede), tendo sido aprovado por unanimidade dos vereadores e a lei sancionada pelo prefeito Junior da Femac.

Em Brasília O prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB), percorreu vários ministérios e órgãos do governo federal na semana passada, onde protocolou vários projetos para liberação de recursos. Ele informa que no dia 6 de agosto estará de volta à Capital Federal para novas audiências nos ministérios do Turismo, Saúde e Educação. Amaral diz que tem um audacioso projeto para atrair turistas a Ivaiporã.

Expocam O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS), anunciou ontem a reativação da Expocam (Exposição Agropecuária e Industrial de Cambira), que estava suspensa desde 2016. O evento será realizado de 15 a 18 de agosto, mas não no bairro Bela Vista, como sempre aconteceu. Desta vez será no Estádio Municipal Luiz Mareze, próximo ao centro da cidade. Público terá muitas atrações. 

Salários suspensos O Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu o pagamento de salários ao vereador afastado de Londrina, Rony Alves (PTB). O juiz da 5ª Câmara Cível, Luciano Campos de Albuquerque, aceitou pedido da Câmara para suspender o salário, pois ele está afastado das funções desde janeiro de 2018. Alves é réu na Operação Zona Residencial 3 (ZR3), que investiga o pagamento de propina para alteração de zoneamento urbano.

Quimioterapia O presidente Jair Bolsonaro disse ontem que “juntamente com parlamentares” está resolvendo um problema do Brasil, em referência à reforma da Previdência, que está em tramitação na Câmara dos Deputados. “O Brasil precisa de uma quimioterapia para que ele não pereça. Alguns poucos ainda reagem, mas serão convencidos pelo povo e pela maioria dessa Casa. Deputados, senadores, nós juntos poderemos, sim, mudar o destino do Brasil”, disse.

Embaixador O presidente Bolsonaro disse ontem que, se a possibilidade de indicar o seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para assumir a embaixada do Brasil em Washington está sendo criticada, “é sinal que é a pessoa adequada”. “Por vezes temos que tomar decisões que não agradam a todos, como a possibilidade de indicar para embaixada do Brasil nos Estados Unidos um filho meu, tão criticado pela mídia. Se está sendo criticado é sinal que é a pessoa adequada”, declarou.

Dissidentes O presidente do PSDB, Bruno Araújo (PE), disse ontem que seu partido tem a intenção de filiar deputados do PSB e do PDT ameaçados de expulsão. Entre os nomes buscados estão os de Tabata Amaral (PDT-SP), Felipe Rigoni (PSB-ES) e Felipe Carreras (PSB-PE). As duas siglas da oposição fecharam questão contra a reforma da Previdência e pretendem punir os seus parlamentares que votaram a favor da reforma na Câmara dos Deputados.

Vapt Vupt

A maioria dos prefeitos do Vale do Ivaí tem cancelado eventos festivos por conta de falta de recursos.         
Algumas prefeituras ainda arriscam promover festas de aniversário, porém em parceria com a iniciativa privada.           
A receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tende a cair no início deste segundo semestre.         
Em função disso, prefeitos preferem “segurar as rédeas” para fechar as contas no positivo no final do ano.