COLUNAS

min de leitura - #

Recurso para o Providência

Editoria de Política

| Edição de 10 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, informou ontem que acaba de ser empenhado recurso na ordem de R$ 500 mil, destinado ao Incremento do Piso de Media e Alta Complexidade, junto ao Fundo Nacional de Saúde, beneficiando o Hospital da Providência. A emenda parlamentar é de autoria do deputado federal Sérgio Souza (MDB). O pedido, que havia sido feito pelo prefeito Junior da Femac (PDT), foi reforçado pelo secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. “Na medida do possível, podemos continuar contribuindo com Apucarana, mesmo em esfera superior”, comentou ontem Beto Preto. Ele destacou que, também nesta semana, o deputado liberou mais uma emenda para Apucarana, no valor de R$ 400 mil, destinada à construção de mais uma Unidade Básica de Saúde, que poderá ser no Núcleo João Paulo ou Núcleo Adriano Correa.

JEP’s O prefeito Junior da Femac segue focado na realização dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), que Apucarana sedia de 12 a 20 de julho. Ontem a equipe administrativa tratou das questões de segurança nos locais de jogos e dos alojamentos, que irão abrigar cerca de 5 mil atletas no decorrer do período. Também foram tratados os últimos detalhes referentes à vinda da campeã olímpica e mundial Maurren Magi.

Entusiasmo Apucarana estará em festa durante dez dias, recebendo delegações de todas as regiões do Paraná, para a disputa das finais dos Jogos Escolares do Paraná. “Além de promover o esporte e a participação dos jovens, a competição movimenta o comércio e prestadores de serviços locais e isso é muito bom para a nossa economia”, comemora Junior da Femac.

Casa de Custódia O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito Púpio (PSC), e o presidente da Câmara, vereador Milton Lopes (PV), estão convocando a comunidade para uma audiência pública hoje, às 19 horas, no recinto do Legislativo. A audiência é para discutir a possibilidade de construção de uma Casa de Custódia (Penitenciária) em Jandaia do Sul. Discussão também deverá ter a presença autoridades da segurança pública.

Mais FPM Prefeituras receberam ontem o 1% extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), conforme conquista do movimento municipalista. E hoje estão recebendo a primeira parcela de julho do FPM que é depositado na conta todos os meses. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), este primeiro repasse é 13,04% maior em relação a igual período do ano passado.

Acumulado Conforme a CNM, no acumulado do ano, o total de FPM repassado às prefeituras de janeiro até este dia 10 de julho registra um crescimento de 3,33% em relação ao mesmo período de 2018, já considerados os efeitos inflacionários. A confederação observa que no primeiro semestre sempre ocorrem os maiores repasses de FPM, concentrados de janeiro a maio. No entanto, entre os meses de julho e outubro os valores caem significativamente.

O que é bom O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS), acredita no sucesso do projeto Economia Solidária, que está sendo implantado em seu município através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Cerca de 70 pessoas vão participar da iniciativa, que visa a geração de emprego e renda. “Tudo que é bom a gente procura trazer para Cambira”, afirma o prefeito, lembrando que tal projeto deu certo em Apucarana.

Tecnologia I O Governo Ratinho Junior (PSD) está implementando ferramentas digitais que agilizam a prestação de serviços às empresas, aos cidadãos e aos municípios. Para facilitar o atendimento às prefeituras e o repasse de recursos para os municípios, por exemplo, o Paranacidade, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, está implantando o Portal dos Municípios. 

Tecnologia II O Portal dos Municípios vai permitir que as prefeituras entreguem pela Internet as certidões e documentos necessários para convênios, além de trazer orientações para a execução dos projetos, incluindo as planilhas de orçamento. Também será possível verificar se as obras seguem o que está previsto no Plano Diretor da cidade. “Cumprindo todas as etapas, o gestor aperta o botão e encaminha a documentação ao Paranacidade. Qualquer dúvida ou complemento que necessite, o órgão entra em contato com a prefeitura para resolver a questão rapidamente”, explicou o superintende do Paranacidade, Álvaro Cabrini.

Vapt Vupt

Cartórios eleitorais de Ivaiporã, Faxinal e Grandes Rios estão fazendo o cadastramento biométrico dos eleitores.
A Justiça Eleitoral pede aos eleitores dessas comarcas para comparecerem aos cartórios o quanto antes.      
Em todos os municípios onde ocorre a biometria as prefeituras estão colaborando com transporte em alguns casos.  
O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores e quem não fizer terá o título cancelado.