CIDADES

min de leitura - #

Rede estadual oferta cursos gratuitos de línguas

Da redação

| Edição de 12 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Secretaria da Educação está com matrículas abertas para o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) nas escolas da rede estadual. A matrícula pode ser feita até a próxima sexta-feira (19). São ofertados cursos gratuitos de Língua Estrangeira Moderna de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês e Ucraniano. A partir deste ano estão disponíveis os cursos de Português para Falantes de Outras Línguas e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Imagem ilustrativa da imagem Rede estadual oferta cursos gratuitos de línguas


Para fazer a matrícula é necessário ter pelo menos 11 anos de idade e apresentar os seguintes documentos na própria escola que oferta o curso: ficha de requerimento preenchida; fotocópia de certidão de nascimento ou de documento de identidade; fotocópia de fatura de concessionária de energia elétrica; comprovante de conclusão dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).
Uma lista de escolas autorizadas a matricular alunos nos cursos está disponível no Portal Dia a Dia Educação (www.lem.seed.pr.gov.br).
A disponibilidade dos novos cursos de Libras e Português para Falantes de Outras Línguas pode ser verificada junto aos Núcleos Regionais de Educação. As vagas de cursos de Língua Estrangeira Moderna estão disponíveis para estudantes da rede pública estadual (70%), professores e funcionários da Secretaria de Estado da Educação (10%) e comunidade em geral (20%). Para abertura de turma é necessário um número mínimo de 20 e máximo de 30 estudantes.
O curso de Libras será destinado a estudantes da rede pública e interessados que sejam ouvintes. “O objetivo do novo curso de Língua Brasileira de Sinais é ampliar a comunicação entre ouvintes e a comunidade surda”, explica o chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria, Cassiano Ogliari. Este curso também exige um mínimo de 20 e máximo de 30 estudantes.
O curso de Português para Falantes de outras Línguas exige um mínimo de 10 e máximo de 25 estudantes. É destinado, preferencialmente, aos estudantes estrangeiros da rede estadual que não possuem proficiência em língua portuguesa para realizar suas atividades escolares.