CIDADES

min de leitura - #

Rede estadual retoma aulas em mais escolas

DA REDAÇÃO

| Edição de 21 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As aulas da rede estadual serão retomadas hoje. Após recesso de férias escolares, 1,7 mil colégios abrem total ou parcialmente nesta semana no Paraná, cerca de 500 a mais do que no encerramento do primeiro semestre. No Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, todas as 61 instituições terão aulas presenciais, quase 20 a mais que em 10 de maio, quando 43 adotaram o ensino híbrido. 

Segundo o assistente de chefia do NRE de Apucarana, Vladimir Barbosa da Silva, a reabertura gradual das instituições para a retomada das atividades presenciais no modelo híbrido segue as determinações sanitárias e ganhou reforço graças a adesão dos municípios. “Em Apucarana, a rede municipal também retoma as aulas e em outros municípios as redes municipais iniciam na semana que vem, o que reforça o processo, inclusive por conta do transporte escolar”, comenta.
O retorno presencial continua não obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem a volta dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná, na TV aberta e no YouTube, além do kit pedagógico impresso. 
Segundo Vladimir, com o avanço da vacinação contra covid, a maioria dos profissionais de educação já estará de volta para as atividades. “Gestantes e profissionais acima de 60 anos que ainda não tomaram a segunda dose serão mantidos em casa. Estamos com boas expectativas em relação à volta as aulas mesmo porque os pais estão ansiosos com esse retorno, estão cobrando essas aulas”, comenta.  
MEDIDAS DE 
PROTEÇÃO 
As instituições de ensino seguem um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.