COLUNAS

min de leitura - #

Reforma trabalhista

Editoria de Política

| Edição de 27 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Senado deve encerrar nesta semana os debates sobre a proposta de reforma trabalhista nas comissões. Depois dessa etapa, o projeto segue para a fase final que é a votação no plenário da Casa. Segundo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), isso deve ocorrer até a primeira semana de julho. Na semana passada, após uma reunião tumultuada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Jucá e os senadores de oposição conseguiram fechar um acordo. Os parlamentares concordaram que o relatório do peemedebista fosse apenas lido e que a votação do texto, favorável à constitucionalidade da proposta, ficasse para a reunião desta quarta-feira. Antes, porém, a oposição garantiu para hoje a realização de mais uma rodada de audiências públicas com especialistas favoráveis e contrários ao texto.

Amuvi O prefeito de Ariranha do Ivaí, Augusto Aparecido Cicatto (PT), espera grande participação de prefeitos, deputados e outras lideranças políticas na reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que acontece na próxima sexta-feira, a partir 14 horas, em sua cidade.

Debate Para o prefeito de Ariranha do Ivaí, Augusto Cicatto, é importante uma cidade pequena como a sua se tornar, pelo menos um dia, num centro de debate dos principais problemas dos municípios. Segundo ele, todas as prefeituras têm problemas comuns para serem resolvidos.

Valorização A realização da reunião da Amuvi em Ariranha do Ivaí faz parte da proposta do presidente da associação, prefeito Beto Preto (PSD), de Apucarana, de valorizar os pequenos municípios do Vale do Ivaí e auxiliá-los tecnicamente na busca de solução para seus problemas. A última foi em Rosário do Ivaí.

“Paraquedistas” O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan (PPS), diz que está de olho naqueles candidatos a deputado que só aparecem no município de quatro em quatro anos e depois somem. Ele diz que vai orientar a população local para, em 2018, ignorar os “paraquedistas”.

“Oportunistas” “Nós temos que votar em quem ajuda o município e não nos oportunistas”, afirma o prefeito de Jardim Alegre, José Furlan. Segundo ele, os oportunistas obtêm de 100 a 200 votos na cidade com a ajuda de algum grupo político, que é o mais beneficiado com troca de favores.
Nova escola O prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff (PTB), retomou a sua luta junto ao governo para construção de mais uma escola estadual na cidade. O pedido foi levado na semana passada ao chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni. Hoje, estudantes têm apenas o Colégio Estadual João Plath.

Rodovia Segundo justificativa do prefeito Hermes Wicthoff, muitos estudantes de Mauá da Serra têm que cruzar a rodovia BR-376 para frequentar o Colégio João Plath, que fica do outro lado da cidade, o que é muito perigoso. Ele defende a construção de uma escola estadual na região da prefeitura.

Conflito Manifestantes e Polícia Militar entraram em confronto ontem de manhã na frente da Ópera de Arame, em Curitiba, onde vereadores aprovaram o pacote de ajuste fiscal proposto pelo prefeito Rafael Greca (PMN). Pelo menos seis pessoas ficaram feridas, segundo a PM. Projetos serão analisados hoje, sem segunda votação. 

Greve Ontem à tarde, servidores municipais de Curitiba fizeram protesto também na frente da prefeitura. O prefeito Rafael Greca decidiu encerrar o expediente às 14h20 por medida de segurança. Em assembleia, servidores decidiram manter a greve nesta terça-feira contra o pacote fiscal.

Lula na frente Pesquisa do Datafolha divulgada ontem aponta Lula (PT), em todos os cenários, na liderança da disputa presidencial de 2018. Lula tem 29% a 30% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PSC), com 16%, e Marina Silva, com 15%. Resultado revela crescimento de Bolsonaro, que saiu de 8% em dezembro, para 16%.

Vapt Vupt

Dois municípios do Vale do Ivaí foram sedes de competições esportivas no final de semana, com apoio dos prefeitos.    
Jandaia do Sul abriu a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná e Cruzmaltina sediou a Copa Paraná de Motocross.    
Para os prefeitos Ditão Púpio, de Jandaia, e Luciana Bueno, de Cruzmaltina, é importante apoiar o esporte.      
O secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, tem participado de eventos políticos e esportivos na região.