CIDADES

min de leitura - #

Região confirma 11 mortes por covid em 24 horas

DA REDAÇÃO

| Edição de 04 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas confirmou ontem 10 novos óbitos de pacientes diagnosticados com Covid-19, um número recorde. Somando-se a outras três confirmações divulgadas no domingo, o município chega a 47 mortes.  Ontem, Apucarana também registrou uma morte, a 15ª.

Óbitos também foram registrados no final de semana em São Pedro do Ivaí e Ariranha do Ivaí, elevando para 91 o número total de vítimas da pandemia na região.
Os dez óbitos confirmados ontem em Arapongas envolvem 8 pacientes masculinos e duas mulheres, com idades que variam entre 41 e 81 anos. As mortes ocorreram no período compreendidos entre 21 de julho e o último domingo (2). 
Um dos óbitos confirmados no domingo, o 36ª, vitimou uma servidora da Secretaria de Saúde. A agente comunitária de saúde Marizenilda da Silva, 56 anos, já estava afastada da função desde o dia 19 de março e também lutava contra um câncer de mama. Ela foi internada em 28 de julho e faleceu no domingo (2). A morte causou comoção. 
“Cada morte é uma perda irreparável, especialmente para as famílias e os amigos das vítimas. Porém, a morte de uma servidora como Marizenilde sensibiliza os profissionais que atuam no setor e chama a atenção para a figura dos servidores da saúde. Muitos deles estão da linha de frente e, embora conheçam como poucas pessoas os protocolos de saúde, também podem acabar se tornando vítimas da pandemia”, comenta o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Junior.
Apucarana registrou a 15ª morte por coronavírus. A informação foi confirmada pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS). O paciente é um homem, de 64 anos, hipertenso que foi internado no Hospital da Providência em 17 de julho e faleceu na semana passada. Outros 10 apucaranenses testaram positivo para a doença.

OCUPAÇÃO DE UTI
A taxa de ocupação de UTI continua alta na área da 16ª Regional de Saúde de Apucarana. No Hospital Norte do Paraná (Honpar) de Arapongas, todos os 21 leitos estavam ocupados ontem. No Hospital da Providência de Apucarana, a ocupação ontem de 90%.

REGIÃO
Óbitos também foram registrados no final de semana na região. Em São Pedro do Ivaí, o pioneiro Shiozo Ayoama, de 76 anos, que estava internado no Hospital da Providência, morreu na última sexta-feira. Ele atuou por 14 anos como tesoureiro da Prefeitura e sua morte gerou grande comoção. São Pedro do Ivaí tem 116 casos confirmados e duas mortes.
Já Ariranha do Ivaí registrou, no domingo (2), a primeira morte de um paciente por coronavírus.  Trata-se de um homem de 80 anos com comorbidades que estava internado  no Hospital Regional de Ivaiporã.