CIDADES

min de leitura - #

Região confirma 1º caso de coronavírus

ADRIANA SAVICKI E ASSESSORIA APUCARANA

| Edição de 26 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi confirmado ontem o primeiro caso de coronavírus no Vale do Ivaí. Trata-se de uma paciente de Faxinal. O registro consta no boletim do coronavírus da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que confirmou mais 27 casos. São 14 homens e 13 mulheres com idades entre 20 e 54 anos de Curitiba (19), Pinhais (1), Foz do Iguaçu (1), Maringá (1), Ponta Grossa (2), Faxinal (1), Campo Mourão (1) e São Paulo (1) fora do Estado. Com os novos casos, o Estado passa a registrar 97 pacientes com covid-19 e 3.588 pacientes em investigação.

A paciente de Faxinal é uma mulher que reside fora do país e chegou recentemente ao município em visita familiar. Ela está em isolamento domiciliar com sintomas, mas sem necessidade de internamento. Segundo a Secretaria de Saúde do município, na chegada ela já apresentou e sintomas, entrou em contato com o setor de saúde e foi isolada, sendo acompanhada em domicílio por médicos do município.
A secretária de Saúde, Marcela Carvalho Rodrigues, destacou que o município foi um dos primeiros a adotar medidas de contenção do coronavírus – o comércio foi fechado e a entrada de pessoas e veículos no município vem sendo monitorada em barreiras sanitárias. “Todo protocolo foi seguido pelo município”, destaca. 
Além da confirmação do caso em Faxinal, o boletim de ontem trouxe registros de casos suspeitos em municípios da região que não constavam na lista da Sesa, caso de São João do Ivaí, Lidianópolis, Grandes Rios e Ariranha do Ivaí (ver infográfico nesta página). Ao todo, o boletim lista 44 casos suspeitos em 11 municípios da região.
O panorama de casos do boletim, entretanto, pode ser diferente dos números dos municípios. Em Apucarana, por exemplo, constam no boletim 4 casos suspeitos. Segundo a Autarquia Municipal de Saúde informa que três desses casos já foram descartados. Segundo o diretor da AMS, Roberto Kaneta, o quarto caso suspeito do município de Apucarana, notificado ontem (24), é de uma mulher, de 34 anos. Ela está internada no Hospital da Providência e seu estado de saúde é considerado estável.

PROTOCOLO
A Sesa explica que nas últimas 24 horas, descartou 286 casos manualmente devido a instabilidade constante do sistema do Ministério da Saúde. A  secretaria também detalha que todas as notificações pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias constam no boletim como casos em investigação. 
Segundo a Sesa, diariamente os serviços de saúde dos 399 municípios do Paraná notificam os atendimentos de síndromes respiratórias via sistema, isso explica o aumento diário significativo nos números em investigação. Porém, nem toda notificação quer dizer que o caso seja considerado como suspeito de coronavírus.
A Portaria do Ministério da Saúde exige a notificação imediata. Após isto, o serviço de saúde municipal, através da análise clínica, define se aquele paciente é um suspeito em potencial e verifica a necessidade, ou não, da coleta de amostra para a realização de testes, ou seja, o número de casos em investigação não significa que todos são considerados suspeitos. 
(COLABOROU RENAN VALLIM)