CIDADES

min de leitura - #

Região do Diamantina tem nova iluminação

DA REDAÇÃO

| Edição de 26 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana, através da empresa contratada, concluiu nesta semana a modernização da iluminação pública no Jardim Diamantina e no Núcleo Habitacional José Mercadante. Ao todo, foram substituídas 195 luminárias antigas por novas de vapor metálico, nas potências de 100 e 150 watts. 

De acordo com o prefeito Junior da Femac, o serviço integra um amplo plano de modernização da iluminação pública, que teve início no ano passado. “Neste período, já foram atendidas 40 regiões da cidade. As luminárias antigas com tecnologia defasada  foram substituídas por novas, de vapor metálico e de LED”, cita Junior da Femac. 
Conforme o engenheiro eletricista Lafayete Luz, diretor-presidente do do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), as luminárias na região do Jardim Diamantina eram de vapor de mercúrio e de vapor de sódio. “Eram na maioria de 70 watts, o que gerava uma luminosidade muito precária. Fizemos nesta região uma série de serviços recentemente que mudaram essa realidade, como a colocação de lâmpadas de LED na Avenida Central do Paraná que passa dentro do Jardim Diamantina”, salienta Lafayete. 
O diretor-presidente do Idepplan cita ainda as ruas Canadá e Colômbia que dão acesso ao trecho urbano da BR 376. “São vias de ligação com a rodovia e a região norte da cidade e que estavam muito escuras. Fizemos, portanto, um conjunto de serviços que revigorou a iluminação nesta região da cidade”, reitera.