CIDADES

min de leitura - #

Região inaugura roteiro turístico rural

Da redação

| Edição de 16 de abril de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cerca de 20 pessoas participaram do 1º Roteiro de Turismo Rural, realizado ontem em Cambira. O passeio - que durou quase o dia todo - apresentou belezas naturais, gastronomia e produtos feitos pelos moradores locais, com objetivo de fortalecer o setor rural na região. 

Imagem ilustrativa da imagem Região inaugura roteiro turístico rural


A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Devanilde Alves Arias, conta que os donos das propriedades rurais participantes passaram por treinamento durante o curso de turismo rural, que já existe há três anos em Cambira. Segundo ela, neste ano, houve maior incentivo para oportunidades de negócio, com orientações para planejamento e implantação de restaurantes. 
"Hoje estamos apresentando um dos roteiros que foi criado neste curso, possibilitando maior acolhida no meio rural. Agora, a nossa proposta é o curso de roteiro, trilhas e caminhadas ecológicas", comenta. 
A programação contou com café rural, visitas a agroindústrias, restaurante rural, e por fim, a Cachoeira do Marimbondo, no Sítio Santa Rita, na Estrada da Palmeirinha. 
Para a produtora rural, Marcilene Sales, o projeto incentivou o empreendedorismo  e possibilitou que ela desenvolvesse seu projeto para a construção de um pesqueiro e um restaurante rural. "Minha família tem um lote de terras na região e tive ideia de criar um pesqueiro. E com o curso de turismo rural, que estou participando desde o ano passado, começamos a tocar o projeto que inclui um restaurante", comenta.
Segundo ela, todos os alimentos utilizados no preparo da comida são produzidos em sua propriedade. "Vamos trabalhar com comida da roça, com bastante tempero e amor, para receber as pessoas de Cambira e região", ressalta. 
Já produtora rural, Rosa Moreira Santos, disse que se inscreveu no curso em busca de conhecimento e ajuda, para dar andamento aos seus planos. Atualmente ela tem um roseiral em sua propriedade, onde também fabrica café e bebidas especiais. "Estou feliz e trabalhando muito. Pretendo continuar aprendendo cada vez mais e ter mais apoio dos órgãos envolvidos para poder tocar meu negócio", diz. 
Conforme a organização, um mapeamento feito naquela região aponta que pelo menos 80 propriedades rurais têm potencial para serem incluídas em novas rotas no futuro.