CIDADES

min de leitura - #

Região passa dos mil óbitos por covid

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A atualização dos boletins da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e prefeituras da região trouxe ontem 12 mortes em decorrência de complicações da covid-19. Com os registros, passam de mil os óbitos registrados nos 29 municípios da região desde o início da pandemia, em março do ano passado. Entre as vítimas com perfil divulgado estão um pastor, um professor de história e um gerente comercial. 

Morreu na madrugada sábado (24), o pastor Othoniel Gonçalves, 84 anos. Ele faleceu dez dias depois de sua esposa, a professora aposentada Cleiri Gonçalves. O casal residia em Apucarana, mas viveu por muitos anos em Arapongas, onde ambos foram sepultados. 
Pastor Othoniel foi vereador em Arapongas e tinha grandes amizades nas duas cidades. Sua morte foi alvo de notas de pesar da Câmara de Apucarana, do prefeito Junior da Femac e do secretário de Saúde Beto Preto.
Também causou comoção a morte do gerente da loja de móveis e eletrodomésticos Darom de Arapongas, José Benedito Garcia de 57 anos, que morreu anteontem. De acordo com informações de familiares, José, que foi gerente da mesma rede de em Apucarana, teve um ataque cardíaco em decorrência da covid-19 e não resistiu. O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, divulgou ontem nota de pesar lamentando a morte de Garcia e também do pastor Othoniel. 
 Outro morador de Arapongas que não resistiu à covid-19 é o professor Edimar Monteiro da Costa, 36 anos. Ele era docente História no Colégio Estadual Nadir Mendes Montanha e foi sepultado neste sábado (24). O Núcleo Regional de Educação de Apucarana (NRE) e APP Sindicato de Arapongas divulgaram notas lamentado a morte.

 ATUALIZAÇÃO
Dos 12 óbitos confirmados ontem, cinco são de Arapongas. São quatro pacientes masculinos de 41, 45, 59 e 60 anos, que morreram entre 15 de abril e ontem e uma mulher de 61 anos, que faleceu em 15 de abril e o registrou só foi confirmado ontem. 
Em Apucarana, mais quatro óbitos foram confirmados  nesta segunda-feira (26) pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS). As mortes são de homens de 48, 84, 73 e 81 anos, que estavam internados no Hospital da Providência e morreram entre o dia 16 e a última sexta-feira.
Marilândia do Sul registrou a 27ª morte por Covid-19 . A vítima era uma mulher de 55 anos que morreu ontem no Hospital da Providência de Apucarana.
Também foram registradas mortes em Faxinal, Ivaiporã e Mauá da Serra.