CIDADES

min de leitura - #

Região perde mais de 900 empregos em maio

Da Redação

| Edição de 30 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A pandemia do coronavírus continua afetando o mercado de trabalho na região. De acordo com os dados de maio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), liberados ontem, as cinco maiores cidades da região somaram 917 empregos cortados no mês em questão. Paraná e Brasil também ficaram com saldos negativos.

Apesar do saldo negativo, o desempenho de abril havia sido ainda pior, com o corte de 1.981 postos de trabalho nas cidades em questão: Apucarana, Arapongas, Ivaiporã, Jandaia do Sul e Faxinal. Maio é o primeiro mês do ano em que todos os cinco maiores municípios da região ficaram com saldo negativo. O saldo do ano na região registra a perda de 2.176 empregos com carteira assinada.
Arapongas foi a cidade com o maior saldo negativo, repetindo o mês anterior. Segundo o Caged, o município cortou 433 postos de trabalho em maio. Em abril, haviam sido pouco mais de 1,2 mil cortes. A título de comparação, em maio do ano passado foram cortados 25 empregos. Desde janeiro, o município tem saldo negativo acumulado de 1.135 postos de trabalho extintos.
Em Apucarana, foram cortadas 385 vagas de emprego em maio. Assim como Arapongas, o município havia fechado 25 postos de trabalho no mesmo mês do ano passado. Mesmo negativo, o resultado não foi tão ruim quanto em abril de 2020, quando o corte foi de 716 empregos. No ano, o saldo é de menos 886 empregos.
Em Ivaiporã, o corte foi de 69 postos de trabalho. No mês anterior, haviam sido 138 cortes. Em maio de 2019, haviam sido criados 34 postos de trabalho. O acumulado do ano na cidade está em -184. 
Jandaia do Sul registrou 26 cortes de empregos. No mês de abril, a cidade havia sido a única com saldo positivo entre as cinco em questão, com a criação de 90 novos empregos. Maio do ano passado havia ficado positivo para o município, com a criação de 34 postos de trabalho. A cidade é a única da região ainda com saldo positivo em 2020, com a criação de 188 empregos.
Em Faxinal, o saldo ficou em -4 no mês em questão. Em abril, havia ficado em -13. A situação é melhor do que em maio do ano passado, quando haviam sido cortados 26 postos de trabalho. Em 2020, o saldo é de 159 empregos formais extintos.