CIDADES

min de leitura - #

Região prepara retomada de atividades nas escolas

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte retoma as aulas extracurriculares nesta semana. As escolas receberam ontem o termo de compromisso com as medidas de segurança em relação ao coronavírus. Este documento libera os alunos para iniciar a partir de hoje (20) o cronograma das aulas extracurriculares. 

Cada estabelecimento de ensino tem seu calendário de aulas, por isso alunos e pais devem ficar atentos aos dias determinados pela direção. Por exemplo há escolas cujos dias das aulas extracurriculares começarão somente na quarta-feira e outros somente na quinta-feira. Esses dias serão os mesmos fixados antes da pandemia, quando o colégio estava aberto com aulas presenciais. 
Na região, segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, Cristiane Pablos Rosseti, nesta semana não está prevista nenhuma atividade nas escolas da área . “Estamos fazendo um levantamento entre os colégios e os municípios antes de abrirmos para as atividades”, destaca. Segundo ela, o estudo vai mapear a situação da pandemia em cada município da área do NRE. 
Entre as atividades extracurriculares que podem ser ofertadas estão os cursos de língua estrangeira, reforço escolar, entre outros. 
O secretário da Educação, Renato Feder, afirma que já determinou aos diretores que a reabertura seja feita em total segurança e cumprimento da resolução número 1.231 da Secretaria de Estado da Saúde, que regulamenta o retorno das atividades presenciais extracurriculares. “É de fundamental importância seguir os protocolos de saúde nesse momento. A Educação é importante, mas a vida é mais, então só vamos retornar com muita segurança”, afirma.
Os kits com equipamentos de segurança estão chegando gradualmente nas escolas, conforme solicitado à Secretaria da Educação, que adequou a entrega, de acordo com o calendário específico de cada escola. 

REDE PRIVADA
Para as escolas particulares essa autorização de atividades extracurriculares não vai alterar a rotina das instituições e estudantes, pois na rede privada esse movimento já estava acontecendo. “Essas aulas extracurriculares, o reforço, nossa escola já estava desenvolvendo desde julho. Nós com todos os cuidados necessários, seguindo o que determina a saúde, já estávamos atendendo esses alunos e pais que tiveram dificuldades com as aulas online”, disse Osvaldo Massagi Ohya, responsável por três instituições de ensino de Apucarana. ara Ohya seria fundamental voltar as aulas presenciais ainda neste ano, podendo ser até no modelo híbrido. “Sei que é difícil voltar, mas seria importante voltar as aulas esse ano, podendo ser de forma híbrida, com grupos de cinco, seis alunos. A questão do conteúdo também preocupa, mas nossos alunos pegaram bem o conteúdo, os professores se dedicaram muito. O que nos preocupa muito é a socialização dos alunos. É importante uma volta às aulas para que eles tenham esse contato com os professores, com os amigos, nos preocupamos com esse lado humano”, ressalta. (COLABOROU ALINE ANDRADE)