CIDADES

min de leitura - #

Região recebe 3 mil doses da vacina pentavalente

CINDY SANTOS

| Edição de 18 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana recebeu três mil doses da vacina pentavalente, disponibilizadas pelo Estado nesta semana. As doses chegaram na última terça-feira e já foram encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 17 municípios que pertencem à regional. A expectativa é que a fila de espera nas salas de vacina seja normalizada no fim deste mês. 
Apucarana recebeu 1.025 doses da vacina e Arapongas 1 mil. O restante foi distribuído nos demais municípios da regional. Segundo a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, as doses já estão disponíveis nas 23 unidades de saúde da cidade. “Esta quantidade não resolve o problema, mas já ameniza a situação”, avalia o diretor presidente AMS, Roberto Kaneta,  
O chefe da 16ª RS Altimar Carletto, também concorda que a primeira remessa é insuficiente para normalizar a situação, porém afirma que o Ministério da Saúde irá encaminhar novos lotes para abastecer todos os municípios. “Houve uma dificuldade no fim de ano e os estoques ficaram zerados em todos os municípios. Mas o prometido é normalizar a partir das próximas semanas”, reitera. 
Em Arapongas, a pentavalente será disponibilizada em  13 unidades de saúde. Os pais ou responsáveis devem levar o cartão do SUS, a carteirinha de vacina e um documento da criança para imunização. “As doses começarão a ser aplicadas a partir de segunda-feira (20) nas unidades básicas de saúde”, informa a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Graziela Stefanuto. 
A pentavalente é uma das mais importantes e completas imunizações para recém-nascidos, garantindo a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche (também conhecida por pertussis ou tosse comprida), hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. 
LOTES RECOLHIDOS
Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação. Contudo, o abastecimento nacional foi suspenso em julho de 2019 quando as vacinas tiveram os lotes recolhidos por reprovação no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade de Saúde (INCQS) e na análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) . 
Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o recebimento de 44 mil doses. A expectativa era receber mais 45 mil doses nesta semana, contudo a Sesa não informou o recebimento do segundo lote. Para normalizar a situação o Paraná precisa receber, em média, de 60 mil doses por mês para abastecer as 22 Regionais de Saúde que fazem a distribuição aos municípios de sua abrangência.