CIDADES

min de leitura - #

Região recebe 6,7 mil doses da Coronavac

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As primeiras doses da esperada vacina contra a Covid-19 devem chegar hoje às regionais de saúde de todo o Paraná. Na região, são esperadas 6,7 mil doses para a 16ª Regional de Saúde de Apucarana e 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã. A vacina usada será a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac e distribuída pelo Ministério da Saúde, dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). A expectativa é de vacinar 6.378 pessoas na região nesta primeira fase. Serão imunizados, profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, idosos internos em instituições de longa permanência, indígenas e pessoas com deficiência em instituições inclusivas. 

Nos 17 municípios de abrangência da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, 3.778 pessoas deverão ser imunizadas a partir de amanhã. Ao todo, o órgão deverá receber 4 mil doses da vacina, 5% a mais do que a quantidade prevista de pessoas que deverão ser imunizadas. A vacina deve ser aplicada em duas doses.
Para Apucarana, está prevista a chegada de 1.150 doses para esta primeira etapa de imunização. Um ato público para marar o início da vacinação está marcado para amanhã, às 10 horas, no Lar São Vicente de Paulo. Serão imunizados um idoso, uma idosa e um profissional de saúde que atua na instituição. Logo após o ato, com a presença do prefeito Junior da Femac e a direção da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), a imunização terá sequência com um esquema especial em que a vacina será levada até os públicos atendidos nesta primeira etapa. 
O prefeito destacou que Apucarana está seguindo o Plano Nacional e Estadual de Imunização. “Temos tudo preparado para cumprir nossa missão que é aplicar as vacinas. Temos agulhas; seringas; caixa de perfuro cortante (descarte); álcool 70; algodão; e EPIs, como máscaras cirúrgicas, luvas e avental. Todos esses insumos e equipamentos temos em estoque na nossa central de medicamentos e estamos aguardando apenas a chegada da vacina”, assegura Junior da Femac.
Em Arapongas, a primeira morado a ser vacinada, também na quarta-feira será uma servidora, acima de 60 anos da Unidade de Pronto Atendimento – UPA em atividade. Será realizado um ato às 9 horas para marcar o início da vacinação na cidade.
O chefe da 16ª RS Altimar Carletto, destacou a importância de manter os cuidados e a etiqueta respiratória, mesmo com a chegada da vacina. “Agora mais do que nunca, os cuidados com higiene, distanciamento social e uso da máscara devem ser mantidos. Neste momento, estamos vislumbrando a esperança, a nossa oportunidade de vencer a pandemia, mas para isso, é fundamental manter todos os cuidados, mesmo com a vacinação”, declarou.