CIDADES

min de leitura - #

Região recebe mais 9 viaturas do governo

Renan Vallim

| Edição de 12 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Paraná receberam ontem 207 novas viaturas, entregues pelo governador Beto Richa (PSDB) durante solenidade em Curitiba. Os veículos serão distribuídos para todo o Paraná, de acordo com planejamento da Secretaria da Segurança Pública. A região de Apucarana deverá receber nove unidades.

Esta foi a segunda grande entrega de viaturas realizada pelo Estado. Há duas semanas foram repassados 466 novos veículos para as forças de segurança, de um lote de 1.100 viaturas que estão sendo adquiridos pelo governo estadual. O investimento total é de R$ 112 milhões. 
Ontem, foram entregues 100 novas viaturas descaracterizadas para a Polícia Civil, 30 viaturas para a Defesa Civil e 77 para o Corpo de Bombeiros. O investimento só nesta etapa é de R$ 7,75 milhões.
Apucarana deverá receber cinco novos veículos, sendo três Renault Duster e duas caminhonetes Nissan Frontier. Um dos Renault Duster será destinado à 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana. “O trabalho eficiente da polícia depende de equipamentos adequados. Por isso, este veículo é tão importante para nós”, destacou o delegado-chefe da 17ª SDP, José Aparecido Jacovós. O veículo será entregue descaracterizado.

Imagem ilustrativa da imagem Região recebe mais 9 viaturas do governo
Veículos serão destinados para o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Civil

Os outros quatro veículos irão para o 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Apucarana. As duas Nissan Frontier são dedicadas à Defesa Civil e ficarão em Apucarana, bem como um Renault Duster. O outro Duster irá para Mandaguari, que faz parte da área coberta pelo 4º SGBI.

“O Governo do Estado continua fazendo investimentos em segurança, o que é muito importante. As novas viaturas chegam em boa hora, muito bem equipadas e, com isso, a região toda ganha um melhor atendimento”, destacou o major Hemerson Saqueta Barbosa, comandante do 4º SGBI.

As duas caminhonetes Nissan Frontier são distintas entre si. Uma delas é equipada com equipamentos para salvamento em águas rápidas, como enxurradas, inundações e rios. Já a outra tem equipamentos para o resgate em situações de estruturas colapsadas, como desabamentos, deslizamentos, incêndios e vendavais. “Estas caminhonetes são importantes porque auxiliam as equipes de resgate a chegarem em locais de difícil acesso”, afirma o comandante.
Ivaiporã receberá três veículos: dois Nissan Frontier para a Defesa Civil (um para resgate em águas rápidas e outro para estruturas colapsadas), além de um Renault Duster para o Corpo de Bombeiros. “O Duster irá ser empregado para a intensificação de vistorias em prédios e construções. Já os veículos para a Defesa Civil serão fundamentais em situações de emergência”, destaca o tenente Fernando Alves Machado, do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã. Já em Arapongas, o Corpo de Bombeiros receberá um Renault Duster. Até o final da semana, todos os municípios já terão as novas viaturas.

INVESTIMENTO
Segundo Richa, mais um lote de viaturas será entregue até dezembro deste ano. “O Paraná demonstra na prática que o ajuste fiscal foi bem-sucedido. Os investimentos são vigorosos, não só para a segurança pública, mas em todas as áreas essenciais para a população”, disse o governador. Na primeira remessa de viaturas, a região recebeu 33 viaturas no total, entre Polícia Militar e Polícia Civil.