CIDADES

min de leitura - #

Região retoma contratações em junho

DA REDAÇÃO

| Edição de 29 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A região ganhou 642 novos postos de trabalho com carteira assinada em junho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que quatro municípios da região, entre eles os maiores Apucarana e Arapongas, fecharam o mês com saldo positivo. Contudo, no acumulado semestral, perdeu-se 1.534 empregos formais, um reflexo da crise gerada pelo novo coronavírus. Para sindicalistas e economistas, os números positivos de junho indicam uma retomada na economia, mesmo que tímida e lenta. 

Arapongas concentra 92% dos postos de trabalho gerados na região no mês passado. Foram criados 593 empregos, após dois meses de retração.  Em abril o município perdeu mais de 1,2 mil postos e em maio 433. Em junho, o setor que mais contratou foi o da indústria, com 813 admissões, 362 desligamentos, um saldo de 451 contratados, que representam 76% do total de empregos gerados na cidade no período. A indústria foi a área que mais impulsionou a geração de emprego, seguida pelas atividades administrativas, serviços complementares, construção civil e comércio. No acumulado de janeiro a junho, o município fechou com menos 542 colocações de empregos formais.
Com 753 admissões e 721 desligamentos, Apucarana fechou junho com saldo positivo de 32 contratações, a maior parte no setor de confecção, seguido pelo comércio atacadista de tecidos. O município se recupera de um período de retração com perda de 99 cargos em março, 716 em abril e 385 em maio. No acumulado semestral foram 854 postos de trabalho perdidos em Apucarana. 
Jandaia do Sul e Faxinal também fecharam o mês com saldo positivo de empregos, ao contrário de Ivaiporã que desde março registra queda no número de empregos (veja no gráfico).