CIDADES

min de leitura - #

Região tem 76 novos casos de coronavírus

Da Redação

| Edição de 09 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais 76 pessoas foram infectadas pelo coronavírus em oito municípios da região, conforme boletins divulgados ontem. Nenhum novo óbito foi registrado. Desde o início da pandemia foram confirmados 1.240 casos de Covid-19 e 34 mortes causadas pela doença.
Os novos casos foram registrados em Arapongas (35), Apucarana (11), Ivaiporã (11), Jardim Alegre (7), São João do Ivaí (6), Lidianópolis (3), Jandaia do Sul (2) e Faxinal (1).
Com mais 35 infectados, Arapongas chega a 460 diagnósticos de coronavírus, desde que a pandemia começou. Do total de casos, 237 pessoas ainda estão doentes e outras 213 estão recuperadas da doença. 
O município ainda aguarda os resultados de 502 exames de pessoas com suspeita de coronavírus. Outras 1034 estão em isolamento domiciliar. 
Em Apucarana, mais 11 pessoas testaram positivos, elevando o total de casos para 300. Segundo a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), os pacientes que testaram positivo são 8 mulheres com idades entre 22 e 58 anos e três homens de 43, 50 e 66 anos. 
O município também aguarda os resultados de 88 exames de pessoas com suspeita da doença. Do total de infectados desde o início da pandemia, 203 já estão recuperados.
O prefeito, Junior da Femac, ressaltou a importância de a população continuar usando a máscara, durante transmissão ao vivo pelo Facebook. “Essa é uma das melhores atitudes agora nessa época de pandemia. Usar a máscara é fundamental”, enfatizou.
O prefeito também chamou a atenção das pessoas que estão frequentando os bares e lanchonetes durante a pandemia. “Quer ir no bar, tudo bem, mas use a máscara e mantenha o distanciamento”, pediu. 

REGIÃO
A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim Alegre confirmou mais sete casos de Covid-19.Com os novos casos o município soma 41 testes positivos desde o começo da pandemia. 
Os novos diagnósticos são de três mulheres com 34, 50 e 74 anos e quatro homens de 23, 41, 67 e 74 anos. Todos estão isolados em casa. 
Em São João do Ivaí, mais seis moradores testaram positivo, elevando para 70 o número de pessoas infectadas.
Em Jandaia do Sul, um casal foi diagnosticado com a doença. Trata-se de um homem de 41 anos e uma mulher de 45 anos. Agora o município soma 30 casos confirmados de coronavírus. 

Apucarana já testou quase 4 mil pessoas 

Perto de somar 4 mil exames, entre laboratoriais e rápidos, Apucarana realiza testes para o Covid-19 acima da média do Paraná. O número de pessoas testadas é de 3.888, sendo 2.732 - 70% do total - de testes rápidos, 780 de PCR do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 376 de PCR em laboratórios particulares.
Conforme afirma o prefeito Junior da Femac Apucarana é uma das cidades que mais testam no Paraná. Foram aplicados 28,85 testes para cada mil habitantes. No Paraná a testagem é de 11,68 testes por mil habitantes, segundo dados da Sesa. 
De acordo com o prefeito, o protocolo adotado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) é de testar todos os contatos do paciente com exame positivo para o Covid-19, seja na família, no trabalho e outros possíveis locais que tenha mantido proximidade com pessoas. “Assim ficamos sabendo onde o vírus está circulando e fazemos o isolamento, evitando assim a disseminação do contágio da doença. A realização de testes rápidos comprados pela prefeitura e distribuídos pelo Governo do Estado tem sido, junto com o Pronto Atendimento do Coronavírus, um diferencial nesta luta contra o Covid–19”, avalia Junior da Femac.