OPINIÃO

min de leitura - #

Região tem potencial para crescer economicamente

Da Redação

| Edição de 04 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Vale do Ivaí ganhou nesta semana um amplo projeto de desenvolvimento regional. O trabalho foi realizado durante todo ano pelo “Paraná Projetos”, um serviço do governo estadual, a pedido da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). Esse estudo servirá de parâmetro para implantação de políticas públicas que visam fomentar a geração de empregos e renda nos municípios da região.

Conforme o levantamento apresentado na segunda-feira a prefeitos e lideranças do Vale do Ivaí, a fruticultura, o turismo de aventura, o turismo religioso e o turismo rural na agricultura familiar são eixos indutores de desenvolvimento na região. O estudo incluiu visitas em propriedades rurais de 22 municípios da região, além de questionários respondidos por 98 produtores, que já aderiram ao projeto. Também foram realizadas oficinas de capacitação e cursos sobre o quê a região poderia oferecer de atrativos.
É preciso destacar a iniciativa do prefeito Beto Preto (PSD), presidente da Amuvi, que apostou nesse estudo como principal propulsor do desenvolvimento regional. O Vale do Ivaí precisava de um trabalho nesse sentido. Essencialmente agrícola, a região tem muitas carências na geração de emprego e renda. Ao apontar os rumos mais viáveis, o levantamento da Paraná Projetos sinaliza as principais potencialidades e o caminho mais adequado para investir.
Agora cabe aos municípios abraçar a ideia. A Paraná Projetos mapeou as possibilidades. São muitas, é verdade. O turismo rural é uma oportunidade, que precisa ser explorada, assim como o turismo religioso e o turismo de aventura. Já ações importantes nessas áreas no Vale do Ivaí, mas é possível ampliá-las, fortalecendo a economia regional.
Um exemplo de potencial a ser explorado é o turismo de aventura. Há possibilidades de investir em atrativos, como canoagem, ciclismo, caminhadas na natureza e rapel. A natureza é favorável a essas iniciativas, principalmente em Rosário do Ivaí e outros municípios.
O ponto interessante dessas ações está na oportunidade gerada à agricultura familiar. O turismo rural, em suas amplas vertentes, vem se mostrando atrativo. Muitas pessoas querem “fugir” da correria das cidades e o campo é um destino mais barato e que agrada de modo geral.
Por fim, a Amuvi dá um passo importante para fortalecer economicamente os municípios do Vale do Ivaí. Esse trabalho tem os pés no chão. As estratégias são viáveis e condizentes com a realidade local. Agora, o desafio é trabalhar para transformar a realidade regional.