CIDADES

min de leitura - #

Região tem sete municípios sem mortes por covid

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A região já registrou quase duzentos óbitos pela Covid-19, desde que a pandemia começou. Até ontem, eram 186 mortes de pacientes diagnosticados com a doença. O município que mais totaliza óbitos é Arapongas, onde 90 pessoas já perderam a vida, depois Apucarana com 36 mortes. Contudo, sete cidades da região não perderam nenhum cidadão para doença até agora: Borrazópolis, Godoy Moreira, Kaloré, Marilândia do Sul, Novo Itacolomi, Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí. 

Com 8.814 habitantes, Marilândia do Sul tem 47 diagnósticos positivos com 34 pessoas já recuperadas da doença, uma média de um caso para cada grupo de 187,5 habitantes.
Para a secretária de saúde de Marilândia do Sul, Maria Berçaline, as ações aplicadas no município foram essenciais para o controle dos casos. “Cada município tem suas ações, cada um tem sua dificuldade. Aqui em Marilândia montamos um esquema de monitoramento com agentes de saúde. Nós vamos diretamente na casa da pessoa ver como ela está, todos os dias, em horários diferentes. Quando nós passamos nas casas, precisamos encontrar a pessoa que está em isolamento e firmamos até uma parceria com a polícia. Caso a pessoa com a doença não estiver em casa, os policiais são avisados. Estamos todos os dias, de manhã e de tarde acompanhado os casos, e isso tem feito que com a propagação não seja tão grande”, explica.
Um idoso de 99 anos foi diagnosticado com a doença no município, é o caso que mais preocupa. “Esse idoso não sai de casa, mas foi infectado pela família. Ele precisou ser internado ontem no Hospital da Providência e estamos torcendo pela recuperação dele”, detalha Maria.
Com pouco mais de 2,8 mil habitantes, Godoy Morreira confirmou ontem o quarto caso do novo coronavírus. Com esses números, o município tem um caso para cada grupo de 723,5 habitantes. 
O prefeito José Gonçalves acredita que as medidas implantadas ajudaram a conter a doença. “Nosso município fica mais isolado, portanto o fluxo de pessoas de fora não é tão grande assim. Quando surgiu a pandemia realizamos até o bloqueio da entrada da cidade, implantamos várias medidas rígidas e acredito que todas as ações assustaram os moradores, que realmente estão conscientes, se protegendo, seguindo as regras”, comentou.
O chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Altimar Carletto acredita que quanto mais isolado for o município, mais é reduzida a circulação de pessoas. “Consequentemente a chegada de pessoas contaminadas de outros centros é reduzida”, analisa.
Carletto ainda ressaltou a participação da população para conter a propagação da Covid-19. “Esses municípios conseguem fazer com que a população respeite mais as orientações que são dadas em relação ao uso da máscara, a higienização, o distanciamento”, finaliza.