Cidades

Representação do Fomento Paraná passa a atuar em Ivaiporã

| Edição de

O Sindicato dos Empresários no Comércio de Ivaiporã e região (Sincomércio) instalou oficialmente ontem no município a representação do Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Paraná que oferece crédito para manter, ampliar e modernizar atividades comerciais, industriais e de serviços. O vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, que tinha presença confirmada não pode comparecer a solenidade devido as chuvas que caíram no Paraná. 
Conforme o presidente do Sincomércio de Ivaiporã, Luiz Carlos Favarin, o Fomento Paraná faz parte de um convênio da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) com o governo. “Automaticamente os sindicatos agregaram ao projeto e o sindicato de Ivaiporã saiu na frente, de modo que já estamos com o convênio pronto fazendo as operações de empréstimo. A vinda do vice-governador seria para a inauguração, mas infelizmente por causa do mau tempo em Curitiba não foi possível decolagem”. 
Ainda segundo Favarin, o Fomento Paraná em Ivaiporã atende junto ao Sincomércio, que fica localizado na Avenida Castelo Branco. “Já estamos com uma funcionária fazendo as operações de crédito. São linhas para indústria, comércio e serviços, micro e pequenas empresas, em valores a partir de R$ 20 mil”, detalha.
Arthur da Silva Coelho, coordenador da rede de parceiros da Fomento Paraná, explica que a instituição é uma empresa pública que veio substituir o espaço dos bancos de desenvolvimento que foram liquidados extrajudicialmente. “A Fomento Paraná ocupou este espaço e, a partir daí, transfere recursos financeiros do Estado e da União via BNDES para todos os correspondentes e empresários dos municípios”. 
Ele relata ainda que como não é possível ao Fomento Paraná se instalar em todos os municípios foi firmada a parceria com os sindicatos, que são representantes da instituição. “Ou seja, facilitadores do crédito para aqueles empreendedores locais”. 
Para o prefeito Miguel Roberto do Amaral, essa é mais uma grande conquista para o empresariado de Ivaiporã e da região. “Nós já temos o Banco do Empreendedor, que representa o Fomento Paraná com microcrédito na associação comercial e agora estamos recebendo essa parceria no Sincomércio. Quando se traz instituições para o fomento da economia, tranquilamente nós vamos estar ganhando mais investimentos. Não se trata de uma instituição financeira com interesse apenas de ganhos próprios, mas com interesse de trazer ganhos para a sociedade”.
Também participaram da solenidade os gerentes do Sesc e do Senac de Ivaiporã; Fabiano Kanadani e Marcos Aurélio Henrique de Oliveira; o vice-prefeito Ilson Gagliano; Mauro Merigue presidente da associação comercial, e o empresário e ex-prefeito Luiz Carlos Gil, dentre outras autoridades.