Cidades

Revisão do Plano Diretor de Apucarana promove oficinas

| Edição de

A discussão sobre a revisão do Plano Diretor de Apucarana, que vem acontecendo desde março, entra na terceira fase com a realização de oficinas comunitárias nos quatro distritos de Apucarana e no Cine Teatro Fênix. As duas primeiras acontecem hoje, no salão comunitário do Distrito da Vila Reis e de Correia de Freitas, às 19h30 e 20 horas, respectivamente. 
Amanhã (21) é a vez dos distritos do Pirapó, no Centro Comunitário, às 19h30, e Caixa de São Pedro, no Salão Comunitário da Igreja Católica, às 19h45. Na próxima segunda-feira, a oficina comunitária será realizada no Cine Teatro Fênix, às 19 horas.
Esta é a segunda vez que a coordenação da revisão do Plano diretor promove oficinas comunitárias nos quatro distritos de Apucarana e no Cine Teatro Fênix. A primeira foi em julho.
“Nesta fase 3, as oficinas têm por objetivo definir diretrizes de (re) ordenamento territorial, instrumentos urbanísticos e propostas para garantir os direitos à cidade sustentável. É o momento para a população propor melhorias para a nossa cidade”, afirma a engenheira da Secretaria de Obras, Caroline Moreira.
Além oficinas comunitárias, o processo de discussão para revisão do plano diretor teve a realização de uma série de reuniões técnicas com segmentos, como imobiliaristas, saneamento e meio ambiente, construção civil e comércio, e ainda duas audiências públicas.
“A Lei n° 10.257, de 10 de Julho de 2001, que é o Estatuto das Cidades, determina a Revisão do Plano Diretor Municipal e é isso que estamos cumprindo nesse momento”, explica o prefeito Junior da Femac.
O Plano Diretor consiste num conjunto de leis que contemplam o desenvolvimento, zoneamento e perímetro urbano, uso e ocupação do Solo, edificações e sistema viário, além do código de posturas. A formatação do documento está sendo executada em conjunto pela prefeitura e a Consultoria DRZ-Gestão de Cidades, empresa vencedora da licitação.
Atualmente encontra-se em vigor uma versão parcialmente atualizada do plano diretor de 2008, que passou por alguns ajustes no ano de 2015.