CIDADES

min de leitura - #

Risco de dengue deixa cidades em alerta

Da redação

| Edição de 07 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com chuvas constantes e temperaturas mais altas, o verão é a estação perfeita para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Por isso, municípios da região se colocam em situação de alerta, desenvolvendo ações para evitar casos das doenças e pedindo para que a população tome todos os cuidados necessários para acabar com criadouros do inseto.

Imagem ilustrativa da imagem Risco de dengue deixa cidades em alerta


Em Apucarana, desde o início do ano epidemiológico, em julho, foram 59 notificações, com 17 resultados negativos, dois inconclusivos e 30 à espera de resultado. Dez pessoas se recusaram a fazer o exame.
O diretor da Divisão de Endemias do município, Mauro de Aguiar, destaca que o município tem realizado ações que intensificam o combate ao mosquito. “Nós da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) já mapeamos toda a cidade, identificando os locais de maior risco para a proliferação do inseto, que é o vetor transmissor de várias doenças. Com isso, conseguimos trabalhar de forma mais intensa nestas áreas, mas sem deixar o restante da cidade desassistido”.
Ele afirma ainda que o tempo chuvoso nos últimos dias favorece a reprodução do Aedes aegypti. “O verão, infelizmente, é assim: muitos dias com chuva e calor intenso, condições que favorecem a proliferação do mosquito. Portanto, é preciso estar ainda mais atendo, não apenas nós da saúde pública, mas a própria população”.
Em Arapongas, foram 76 notificações, com 60 resultados negativos, 14 à espera de resultado e dois resultados positivos: um homem de 31 anos que trabalha em Londrina e outro, de 37 anos, que é caminhoneiro interestadual. As notificações aconteceram em outubro e novembro, respectivamente.
“O trabalho de combate ao mosquito é contínuo, com visitas a imóveis, palestras e orientações. No ano passado, realizamos eventos de conscientização em todas as escolas do município e, neste ano, voltaremos a realizar este trabalho. Nossa equipe trabalha de maneira setorizada, com cada agente de endemias responsável por uma área especifica da cidade, aumentando a eficiência do trabalho”, afirma Valdecir Pardini, gerente municipal de endemias de Arapongas.
IVAIPORÃ
Em Ivaiporã, a prefeitura está fazendo a limpeza dos imóveis e equipamentos públicos, intensificando a fiscalização em terrenos baldios. Os lotes que se encontram sujos ou com mato alto estão sendo notificados, conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Alaercio Bufalo. “As notificações têm surtido efeito e a população está atendendo. Também estamos fazendo a limpeza nos imóveis da prefeitura e nas calçadas”.
Após a notificação, o proprietário do imóvel tem prazo de 15 dias para fazer a limpeza. Caso não seja feita a limpeza do terreno no prazo estipulado, o Código de Posturas do município prevê a limpeza do terreno pela própria prefeitura, o que acarreta para o proprietário uma multa e despesas que podem ultrapassar R$ 1,3 mil.