CIDADES

min de leitura - #

ROTA PARA O CICLISMO

DA REDAÇÃO

| Edição de 12 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A BR- 369, trecho entre Apucarana e Cambé, recebe diariamente um intenso fluxo de veículos. Além dos caminhões e carros, as bicicletas também são cada vez mais frequentes na pista, que é utilizada por ciclistas para treinos longos. Virou rotina, sempre no começo da manhã ou no final da tarde, quem passa pela região encontra grupos de ciclistas. Nos finais de semana, principalmente aos domingos, a quantidade de pessoas pedalando é ainda maior.

De olho no fluxo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) até reforçou a fiscalização para orientar os motoristas e os ciclistas para evitar acidentes. O movimento em duas rodas também foi notado pelos deputados estaduais Tercílio Turini, de Londrina, e Arilson Chiorato, de Apucarana, que assinaram no começo do mês um requerimento que solicita a construção de uma ciclovia entre os municípios de Apucarana e Cambé. O pedido foi enviado às secretarias  da Infraestrutura e Logística e do Planejamento e Projetos Estruturantes. Notícia que agradou quem pedala pela região.
Há cinco anos pedalando, Wilson Rossatti, de Apucarana, aprova a ideia. “Uso muito esse trecho para treinar. Três a quatro vezes por semana estou passando por ele. O acostamento é muito ruim, por isso muitos ciclistas usam canto de asfalto. Eu acho muito bom uma ciclovia, por que também temos muito ciclistas iniciantes na pista e  se o ciclista não tem a base certa é muito perigoso”, disse.
Praticantes de triathlon, o casal apucaranense, Flávia e Angelo Marquezine, pedala todo final de semana pela BR-369. Eles também acham importante uma ciclovia, não só para os praticantes de esporte. “Essa ciclovia traria muito mais segurança para os ciclista e também aos motoristas. Além dos atletas também existem muitos trabalhadores que utilizam a bicicleta como forma de transporte e, com a ciclovia, eles também vão estar mais seguros”, destaca Angelo.
O araponguense Fernando Zanatta, 29 anos, é atleta profissional do Clube Maringaense de Ciclismo. Com 15 anos de prática de pedal, ele treina pesado para as competições e o local escolhido para melhorar o rendimento é a rodovia.
Para o atleta, a ciclovia é importante, mas também é preciso pensar em uma sinalização. “Uma ciclovia é viável para a mobilidade urbana. É uma ótima ideia, mas acho importante pensar também em uma sinalização mais adequada nesse trecho, com placas indicando o alto número de ciclistas, além de pensar também na  conscientização do motorista”, comenta.
O empresário de Arapongas, Ewerton Queiroz, que trabalha em Apucarana, todos os dias trafega pela BR-369 e vê que o projeto é de grande importância, pois assim motoristas e ciclistas estarão mais seguros. “Vejo de extrema importância esse projeto, essa possibilidade. Muitas pessoas têm buscado fazer exercício, as vezes até em horários que nos dificultam a visibilidade, mesmo eles usando a sinalização e trafegando no acostamento, vidas estão em risco por conta dessa ausência de ciclovia. Um projeto importante que vai trazer mais segurança para ciclistas e motoristas,” comenta.