CIDADES

min de leitura - #

Roubos crescem 36% no semestre

DA REDAÇÃO

| Edição de 24 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A  Apucarana registrou mais de um roubo por dia no primeiro semestre do ano. Foram 192 crimes desta natureza segundo dados divulgados ontem pelo 10° Batalhão de Polícia Militar. O número é 36% maior se comparado com o mesmo período de 2019, quando 141 assaltos foram registrados. Já os furtos registraram queda de 15%.

O mês com maior registro de assaltos foi abril, com 42 ocorrências. Já o mês de junho foi o único com redução de crimes. Foram 20 assaltos contra 27 no mesmo período do ano passado, diminuição de 26%. 
Na modalidade de roubos a veículos, o crescimento foi ainda maior, de 150%. Foram 15 registros contra 6 no mesmo período do ano passado. O que chama atenção é que em junho nenhum veículo foi levado durante assalto. O major Vilson Laurentino da Silva lembra que no começo de 2020 muitos assaltos aconteceram na cidade.
“Nós tivemos um começo do ano bem complicado, com muitos roubos em janeiro e fevereiro. Foi um período complicado com assaltos em comércios, mercados. Tivemos também muitos roubos de celulares e, por conta da pandemia, crimes que eram para serem furtos acabaram se tornando roubos, pois o ladrão ia para furtar e encontrava a família ou um morador em casa. Mas em junho tivemos o reflexo das prisões que realizamos”, comenta Vilson.

FURTOS
De outro lado, os furtos diminuíram 15% nos primeiros seis meses deste ano. Foram 1079 crimes – uma media de seis por dia - contra 1266 no mesmo período do ano passado. Desde março os números desta modalidade de crime foram diminuindo no município (ver infográfico). Na modalidade de furtos de veículos, a queda foi de 10%. Foram 104 crimes neste ano contra 116 no passado.
Em janeiro foram 226 furtos e em junho 131. “A diminuição de furtos eu creio que seja em virtude da pandemia e também de operações que a polícia tem realizado com mais freqüência. Desde a pandemia, as pessoas estão mais em casa e percebemos uma diminuição nos furtos. Nós também mudamos estratégia de policiamento com diversas abordagens e operação, o que também refletiu nos números. Muitas pessoas foram presas por todas as equipes”, finaliza.